Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Política BR

LONGEVIDADE

Aos 80 anos, José Sarney é reeleito e comandará o Senado pela quarta vez

Foto: Jane de Araújo/ Agência Senado

Aos 80 anos, José Sarney é reeleito e comandará o Senado pela quarta vez
Sem surpresas de última hora, transcorreu normalmente nesta terça-feira (1) a eleição para a presidência do Senado que confirmou José Sarney (PMDB-AP), 80 anos,  para mais dois anos de mandato. Ele, que já havia sido presidente em outros três diferentes períodos (1995-1997, 2003-2005 e 2009-2011) vai comandar a Casa pela quarta vez.


Na votação que se encerrou no início da tarde, após a posse dos senadores eleitos, Sarney recebeu 70 votos contra 8 votos do concorrente do PSOL, senador Randolfe Rodrigues (AP). Houve ainda dois votos em branco e um nulo. Votaram todos os 81 senadores.

O peemedebista terá a missão de presidir o Senado no período 2011-2013. Nas entrevistas que concedeu antes de ser reeleito, Sarney afirmou que seria “um sacrifício” assumir a sua quarta gestão.

Emocionado, Sarney mal conseguiu segurar as lágrimas ao lembrar que sua pública começou há 50 anos. "Vi duas ditaduras, alguns golpes de estado e muitas crises econômicas. Tenho uma vida dedicada ao Brasil", afirmou.

Nesta segunda (31), ele explicou o motivo pelo qual disputou a reeleição. “Não tive outra solução, porque há unidade do partido e o consenso da Casa também nesse sentido [de apoiá-lo na reeleição]. Só me restava aceitar e prestar mais esse serviço ao Senado e ao país.”

Sarney também afirmou que todas as denúncias de irregularidades registradas durante sua gestão que termina “foram corrigidas”. Ele disse ainda que está preparado para lidar com “uma imprensa que sempre é questionadora”.

O peemedebista completará 81 anos em abril e teve a sua eleição garantida com o apoio da maioria dos partidos que integram a Casa.

Nesta quarta (2), caberá a Sarney abrir oficialmente os trabalhos do Congresso em cerimônia que contará com a presença da presidente Dilma Rousseff e do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso. (Com informações do G1).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet