Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Senado confirma acordo para Mesa e Marta é eleita 1a vice

O plenário do Senado Federal aprovou nesta terça-feira os nomes que vão compor a Mesa Diretora da Casa. A senadora Marta Suplicy (PT-SP) ocupará a primeira vice-presidência, o que significa que ela será a primeira substituta do presidente reeleito do Senado, José Sarney (PMDB-AP).


Para a segunda vice-presidência, o escolhido foi o Wilson Santiago (PMDB-PB).

A distribuição dos cargos entre os partidos obedeceu ao princípio do tamanho das bancadas. Assim, para a primeira secretaria o escolhido foi o senador Cícero Lucena (PSDB-PB).

A segunda secretaria, em tese caberia ao PT, mas pelo acordo feito entre os partidos da base aliada, a vaga foi cedida ao PR. Assim, o segundo secretário será o senador João Ribeiro (PR-TO).

O terceiro secretário será o senador João Vicente Claudino (PTB-PI). No caso da quarta secretaria, houve acordo entre os partidos. O PMDB teria direito ao posto, mas deu o lugar ao PP, que será representado pelo senador Ciro Nogueira (PI).

Os indicados foram aprovados em votação única por 71 votos a favor e quatro contra. Houve ainda uma abstenção.

Os partidos não chegaram ainda a um consenso com relação aos suplentes da mesa do Senado. A votação dos suplentes foi marcada para a quarta-feira, às 13h. O único partido que já tem nome para a suplência é o DEM, que ficou de fora da escalação dos titulares da mesa. A suplente do DEM será senadora Maria do Carmo (SE).

COMISSÕES

Nas negociações para formação das comissões do Senado o DEM conseguiu assegurar a presidência da Comissão de Agricultura, que deverá ficar com Jayme Campos (MT).

Mas, se o Senado conseguiu formar nesta terça a mesa, a discussão sobre as presidências de comissão ainda está em impasse. A expectativa do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) é que a questão seja resolvida na próxima semana.

PSDB e PT estão disputando o controle da Comissão de Infraestrutura do Senado. Após reunião nesta tarde com os outros líderes partidários, o líder do PSDB, Álvaro Dias (PR), afirmou que, com a falta de acordo, o partido vai requisitar a Comissão de Infraestrutura. O PT, por sua vez, quer emplacar o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) na presidência da comissão.

Essa comissão é particularmente cobiçada porque exerce fiscalização sobre as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Além disso, os indicados para cargos de direção das agências reguladoras precisam ser sabatinados na comissão.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet