Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Ministro da Saúde anuncia equipe de resgate para atuar no país

Depois da tragédia que deixou quase 900 pessoas mortas na região serrana do Rio de Janeiro, o governo decidiu criar uma equipe nacional de resgate ligada ao Sistema Único de Saúde (SUS), informou nesta sexta-feira o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.


Segundo ele, a força nacional vai atuar em casos de tragédias causadas por fenômenos naturais e contará com a participação de profissionais da área médica de todo o Brasil.

Padilha chamou a equipe de 'SWAT brasileira', numa referência à tropa de elite da polícia norte-americana acionada em momentos cruciais.

'Essa vai ser a SWAT da saúde brasileira no país', afirmou a jornalistas, o ministro. 'A idéia e ter profissionais para serem mobilizados em situações críticas como aqui na região serrana... é uma estrutura nacional mobilizada com parcerias com Estados, municípios e Forças Armadas', completou Padilha.

A equipe contará com médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), profissionais das redes municipal e estadual de saúde e do Exército, além de voluntários.

Os profissionais que vão integrar a equipe passarão por cursos de capacitação em universidades e escolas de excelência a cada três meses e terão à disposição equipamento e materiais do ministério e das Forças Armadas, de acordo com Padilha.

'Hoje, nós já temos no Ministério da Saúde cerca de 100 profissionais capacitados para integrar essa equipe. São funcionários que já atuaram em situações de emergência, inclusive após o terremoto ocorrido no Haiti... há outros 4 mil cadastrados também', afirmou.

Desde o temporal na região serrana do Rio, no mês passado, uma série de medidas já foi anunciada como a criação de um sistema nacional de alerta e fortalecimento dos órgãos de Defesa Civil municipal, além de criação de ao menos três unidades das Forças Armadas para atuar rapidamente na ajuda a municípios atingidos por catástrofes naturais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet