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Terça-feira, 18 de junho de 2019

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Sesc Porto promove Clube da Caminhada

Da Redação/Com Assessoria

07 Jan 2009 - 01:23

A caminhada é considerada por médicos e profissionais de educação física uma das mais adequadas atividades físicas para pessoas de todas as idades, devido ao seu baixo impacto e fácil acesso. Tudo o que é necessário é uma roupa leve, um par de tênis e, quando possível, uma bela paisagem, além de uma boa companhia. Atento ao potencial da caminhada na busca por uma melhor qualidade de vida, mas igualmente de olho nos cuidados que devem ser tomados na sua prática, o Sesc Porto promove mais uma edição do Clube da Caminhada. O objetivo é reunir pessoas dos mais variados perfis que tenha em comum a predileção por uma atividade física de fácil execução e acessível a todos, independentemente da habilidade ou condição social. E para divulgar mais esse esporte que ganha adeptos a cada dia, o Sesc Porto realizará entre os dias 09 a 23 de janeiro, o Clube da Caminhada, das 16 às 19 horas, no Parque Zé Bolo Flô.

Os grupos são formados nas unidades do Sesc a partir da divulgação de sua programação; alguns são permanentes, e outros, formados para roteiros específicos. A programação inclui caminhadas no parque e as atividades são complementadas por palestras, cursos e vivências que relacionam a prática a seus benefícios, além de contarem com vídeos comentados e até exposições.

Caminhar, principalmente para quem está iniciando um programa de atividades, é ideal para trabalhar a função cardiovascular, melhorando o nível de condicionamento físico; para ajudar na perda de peso e fortalecer os músculos das pernas e do bumbum; para reduzir a pressão sangüínea, os níveis de colesterol no sangue, o risco de doenças cardíacas, osteoporose, diabetes, stress, entre outros.

Esta atividade, além de poder ser feita em qualquer lugar, permite que você altere a intensidade pelo aumento da velocidade, percurso (subidas e descidas) ou da distância percorrida. Mas para caminhar rápido, também é importante monitorar a freqüência cardíaca para que você possa compreender melhor como o seu corpo responde às diferentes intensidades de exercícios e assim, realizar uma atividade segura e eficiente.

O uso de técnicas corretas é fundamental:
- Observe a batida do calcanhar que deve ser a primeira parte do pé a tocar o chão, depois a planta do pé e, por fim, os dedos.

- Impulsione o corpo à frente, usando os glúteos e os músculos da parte posterior das pernas.

- Mantenha as costas e o abdome firmes e contraídos.

- Use os braços, dobre o cotovelo em 90 graus e inicie todo o movimento a partir dos ombros.

- Mantenha os ombros em linha reta e não deixe o corpo girar na cintura, evitando o vai e vem dos quadris.

- Use um tênis apropriado para caminhada, pois este absorve mais o impacto com o solo.

- Se você sentir dor nas canelas diminua a velocidade e evite as ladeiras.

- Faça alongamento antes e depois das caminhadas.

- Hidrate o corpo bebendo água antes, durante e depois do exercício.

Andar é fácil, gostoso, barato e faz bem. Aproveite o tempo que você tem e caminhe para a saúde mental e física que esta atividade proporciona.
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