Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Papiloscopistas de Mato Grosso completam 90 anos de identificação no Estado

O interesse humano em impressões digitais evidencia desde a pré-história, mas somente em 1664 o professor de anatomia da Universidade de Bolonha na Itália, Marcello Malphighi, com ajuda de seu microscópio, estudou a superfície da pele, notando na região dos dedos das mãos desenhos em espirais definidos entre o quarto e o sexto mês de vida uterina, a imutabilidade, ou seja, esses desenhos papilares não mudam sua forma original e não se repetem, dando o primeiro passo a papiloscopia, a identificação humana pela papila dérmica (impressão digital).


Em Mato Grosso, a papiloscopia chegou em 05 de fevereiro de 1921, funcionando como Gabinete de Identificação e Estatística Criminal (atual Instituto de Identificação de Cuiabá e Várzea Grande). Com a pouca tecnologia da época, os profissionais da área trabalhavam manualmente nas pesquisas datiloscópicas, processo de identificação por meio das impressões digitais. “No inicio da carreira, em 1984, era difícil, pois a tecnologia que temos hoje, não era a daquela época. Atualmente serviço que antes levava algum tempo para ser concluído, em minutos se consegue a resposta”, compara Victor Braga, papiloscopista há 27 anos em Mato Grosso.

Com avanço da tecnologia e estudos científicos é possível a segurança nas informações e dados de cada pessoa. “A intenção da Politec (Perícia Oficial e Identificação Técnica do Estado) é modernizar e assegurar informações”, disse a diretora da Politec de Mato Grosso, Patrícia de Cássia Fachone.

Atualmente Mato Grosso conta com 167 papiloscopistas. Além do trabalho de emissão de carteiras de identidade (RG), CPF, cadastro de antecedentes, esses profissionais participam de programas do Governo utilizando sua especialidade em concursos e vestibulares, evitando possíveis fraudes.

O papiloscopista desempenha um trabalho fundamental e complementar junto à Polícia Judiciária Civil, na área de identificação e no fornecimento de dados, organização de toda base civil e criminal de impressões digitais, isto é, coletar, guardar e arquivar todas as impressões dos dez dedos das mãos do cidadão.

SERVIÇO

Para emitir a carteira de identidade são necessários os seguintes documentos: certidão de nascimento original ou uma cópia autenticada, certidão de casamento, se for o caso, e duas fotos 3X4.

Para quem perdeu a carteira de identidade, é preciso registrar um Boletim de Ocorrência, comunicando a perda ou roubo. A emissão desse documento só pode ser feita em postos do Governo que fazem atendimento ao publico, tais como:

-Ganha Tempo (localizado na Praça Ipiranga)
Fone: 3614-3121

- Rodovia Palmiro Paes de Barro, s/nº (entrada para o município de Santo Antônio do Leverger)
Fone: 3613-3779

-Complexo da Polícia Civil no bairro CPA III, Setor 2 (próximo ao Centro de Convivência)
Fone: 3646-1406

-Avenida São Paulo, anexo a Delegacia Municipal de Várzea Grande.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet