Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Educação

Savi indica Programa Brasil Alfabetizado 2011 e Seduc já realiza inscrições

Uma indicação do deputado Mauro Savi (PR) feita em 2010 pode mudar para melhor a vida de muita gente. Estão abertas, até o dia 25 deste mês, na Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) as inscrições para que os municípios mato-grossenses façam a adesão ao Programa Brasil Alfabetizado 2011 (PBA).


O PBA, iniciado em Mato Grosso em 2003, tem como finalidade alfabetizar qualquer cidadão acima dos 15 anos oferecendo mecanismos legais e estruturais para que, de uma vez por todas, seja erradicado ou pelo menos reduzido o analfabetismo em todo o País.

Segundo o último Censo escolar ainda existem em Mato Grosso cerca de 120 mil analfabetos, número consideravelmente elevado visto que já foram alfabetizadas pelo programa aproximadamente 80 mil pessoas somente dentro do Estado. Para diminuir ainda mais estes índices a Seduc pretende desenvolver este ano o PBA e alfabetizar somente em MT cerca de 11 mil pessoas.

Savi vê no PBA um mecanismo de valorização e de oportunidade de crescimento para o cidadão. “O esforço para acabar com o analfabetismo em todo o País e principalmente em Mato Grosso, pode refletir nas futuras gerações melhorando consideravelmente a qualidade de vida da população. O PBA nada mais é do que a garantia do direito constitucional que todo cidadão possui ao acesso à educação e ao direito de saber ler e escrever”, enfatizou esclarecendo ainda que e o programa é uma ferramenta para aqueles que não tiveram a oportunidade de estudar.

Em sua justificativa o parlamentar citou que o programa propicia ao cidadão não só ler e escrever, mas compreender o que foi lido e saber fazer uso da palavra.

A base de operação do programa é em cada município que aderir ao programa, sendo que a participação do Governo federal e na forma de apoio técnico e financeiro aos Estados e municípios que ingressam no programa de alfabetização.

Vale lembrar que pelo reconhecimento do município em implantar o programa, o MEC institui dois selos de certificação. O primeiro é o Selo Município Livre do Analfabetismo e o segundo é o Selo Município Alfabetizador.

Cada município deve formar turmas com 10 a 25 estudantes na zona rural e 15 a 25 na zona urbana num período de oito meses. Após este período os alunos se encontrarão aptos a procurar aperfeiçoar seus estudos nas escolas do município onde exista a Educação de Jovens e Adultos - EJA.

Em Cuiabá, as inscrições devem ser realizadas na Coordenação de Educação de Jovens e Adultos na Secretaria de Estado de Educação e nos municípios os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Educação ou a Assessoria Pedagógica da cidade para obter outras informações.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet