Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Lançamento das obras do primeiro Caps 24 horas de Cuiabá

Será amanhã (11/02), às 9hs, o lançamento do início das obras do primeiro Centro Psicossocial de Álcool e Drogas (Caps AD III) que irá funcionar 24hs em Cuiabá. O evento irá acontecer na área locada para a construção da sede da unidade, que fica situada na rua Fortaleza- no bairro Jd. Europa, atrás do estacionamento da Unic.


O vereador Chico 2.000 (PR) destinou R$ 400 mil reais de emenda parlamentar para o Projeto de construção do Caps. Para o secretário de Saúde de Cuiabá, Maurélio Ribeiro, a realização do projeto é um esforço das esferas públicas. “Esse projeto está no papel há mais de 2 anos e só agora conseguimos recursos para o início das obras”, comemorou Maurélio.

Maurélio Ribeiro acredita que o Caps Cuiabá irá trazer avanços que trarão impacto sociais para a Capital. “Existem pesquisas que revelam o aumento de dependentes químicos em todas as regiões brasileiras, este é um fato que não pode ser negligenciado pela saúde pública”, ressaltou.

Conforme a coordenadora da Saúde Mental da SMS, Maria Aparecida Silva, a unidade irá funcionar como um local de estabilização de pacientes e não de internação. “Ainda iremos precisar da retaguarda dos Hospitais, das Policlínicas como vem acontecendo. Este Caps que será construído fará o acolhimento e atendimento de crises leves”, explicou Aparecida.

Segundo a coordenadora, existem vários tipos de atendimento para este tipo de paciente como as crises de fissura, abstinência e desidratação, entre outros. No local, estão previstos a implantação de 08 leitos para atendimento dos pacientes da Capital.

Além de leitos para estabilizações, o Centro irá funcionar com uma equipe de profissionais multidisciplinares de psiquiatras, enfermeiros, assistente social, entre outros. “O paciente irá receber tratamento e retornar a sua residência. No caps, eles irão participar de oficinas de arte, pintura, musicoterapia, educação física, entre outros”, disse a coordenadora.

A gerente do Caps AD, Mara Tondin, informou que o Caps funciona atualmente em uma sede alugada e que a estrutura física não é adequada para o pleno funcionamento das atividades. “Já fazemos esse trabalho, porém durante o dia. E o espaço é pequeno, as vezes deixamos de fazer atividades porque as salas já estão realizando outras ações”, informou.

Mara Tondin acredita que a nova sede irá proporcionar um atendimento mais humanizado e de forma a ter mais número de resolutividade nos casos. “Temos cadastrados aproximadamente 100 pessoas, mas apenas 60 freqüentam ativamente o Caps” , frisou. Conforme a gerente, os pacientes atendidos atualmente em Cuiabá variam entre 10 a 18 anos de idade.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet