Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Vereadores avançam na busca por medicina em Sinop

Os vereadores Remídio Kuntz (PP), Gilson de Oliveira (PP), Sérgio Palmasola (PDT) e Mauro Garcia (PMDB) voltaram de Brasília confiantes na implantação do curso de medicina em Sinop pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O otimismo vem de uma reunião com a reitora da instituição, Maria Lúcia Cavalli, realizada na capital federal antes das reivindicações feitas ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha.


Palmasola explicou que a reunião foi fruto de uma indicação feita por ele e pelo vereador Francisco Júnior (PSDB) em 2009, que teve apoio de todos os parlamentares. “Eu e o doutor Francisco fizemos uma indicação solicitando a abertura do curso de medicina em Sinop e a encaminhamos à reitora e outras autoridades da Educação. Agora, tivemos oportunidade de fazer nossa reivindicação pessoalmente”, explicou.

Segundo o vereador Gilson de Oliveira, que participou da reunião, a reitora mostrou interesse em implantar o curso em Sinop até o começo de 2013. “A reitora falou que existe um plano de expansão para implantar medicina em Cáceres, Rondonópolis e Sinop. Ela acredita que até o meio de 2012 ou no começo de 2013 isso deve acontecer”, informou.

Para o vereador Mauro Garcia, a abertura do Hospital Municipal vai facilitar a vinda do curso na UFMT. “Na reunião ficou claro que a UFMT pretende usar o Hospital Municipal como base para o curso de medicina e o prefeito Juarez Costa o colocou à disposição para a Universidade”, frisou.

HOSPITAL

Depois da reunião com representantes da UFMT, a comitiva de Mato Grosso se reuniu com o ministro da Saúde Alexandre Padilha para buscar recursos que permitam a abertura do Hospital Municipal, que está com o prédio inaugurado desde 2008.

A comitiva voltou com o compromisso de que sejam liberados de R$ 6 milhões a R$ 8 milhões em emendas para compra de equipamentos e adequações no prédio. Os repasses devem ser feitos na modalidade fundo a fundo, em que o dinheiro vem do Governo Federal para uma conta do município. “Estou confiante de que o Hospital deva ser aberto ainda no primeiro semestre de 2011. Vi muita boa vontade do prefeito Juarez Costa e do secretário Pedro Henry em ajustar a saúde em Sinop, e consequentemente na região norte”, afirmou Mauro Garcia.

Além dos vereadores de Sinop, a comitiva de Mato Grosso era formada pelo governador Silval Barbosa (PMDB), secretário Estadual de Saúde Pedro Henry (PP), senadores Blairo Maggi (PR) e Jayme Campos (DEM), pelo deputado federal Roberto Dorner (PP) e bancada federal.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet