Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Educação

SEM ACORDO

Professores paralisam atividades hoje e 15 mil alunos ficam sem aulas

Um ato público, marcado para esta quarta-feira de manhã, vai oficializar a paralisação dos profissionais da rede municipal de educação em Sinop e mais de 15 mil alunos do ensino básico estão sem aulas a partir de hoje. A decisão de greve foi tomada durante assembleia geral na quinta-feira (10) e o movimento grevista começa com uma passeata na avenida Júlio Campos, com concentração em frente a prefeitura.


A categoria reivindica o piso salarial de R$ 1.260 mil para jornada de trabalho de 30 horas semanais. Atualmente, o município paga esse valor, mas para jornada de 40 horas. Além disso, o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) quer que sejam inclusos no plano de cargos, carreiras e salários, todos os profissionais da educação, não só os professores. Sinop tem cerca de 1.4 mil profissionais na rede.

O prefeito Juarez Costa (PMDB) e o secretário municipal de Educação, Tadeu Azevedo, argumentam que não há disponibilidade financeira para baixar a carga horária de 40 para 30 horas por semana. O município recorreu ao Estado para que este assuma algumas escolas, possibilitando assim uma ‘folga’ no caixa da prefeitura, o que poderia atender as reivindicações da categoria. Tadeu se reúne hoje com a secretária de Estado de Educação, Rosa Neide.

Foto: Assessoria
Professores aprovaram greve em assembleia
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet