Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Obras do terminal intermodal de Itiquira serão lançadas sábado com presença de Silval Barbosa

O governador Silval Barbosa vai participar no próximo sábado (19.02) do lançamento das obras de construção do Terminal Intermodal de Itiquira (357 km ao sul de Cuiabá). “O trem ia passar longe de Itiquira”, comenta o prefeito da cidade, Ernani José Sander, conhecido como Nani, um entusiasta que não cansa de falar da transformação que o município já está vivendo com a simples instalação do canteiro de obras. As máquinas pesadas chegando em imensas carretas e provocam exclamação do prefeito: “Olha! Que beleza!”.


O destino da Ferrovia depois de Alto Taquari (479 km ao sul de Cuiabá) seria direto para Rondonópolis, com uma estação de transbordo em Alto Araguaia, sem parar em Itiquira, conta o prefeito. A construção do terminal é tida como uma vitória da comunidade itiquirense.

O prefeito Nani conta que assim que se inteirou do projeto da ferrovia – que falava em ligar Alto Araguaia a Rondonópolis, sem sequer citar Itiquira, embora os trilhos cortassem o território, “correu atrás”, chegou a fazer cinco, seis viagens até Curitiba. Numa dessas viagens o prefeito diz que conseguiu o compromisso de um empresário, da Seara, de construir um terminal de embarque para carne desde que a ferrovia passasse pela cidade.

A área que seria cedida, como incentivo fiscal, para a Seara acabou sendo passada à própria ALL e em torno do terminal será construído um distrito, com diversas empresas já manifestando interesse em construir armazéns no entorno do terminal. “Ninguém acreditava que o terminal seria construído aqui e aí está”, mostra a área com alguns topógrafos trabalhando no local. A Seara é a primeira a confirmar a construção de armazéns junto ao terminal. O presidente da empresa, Santo Zanin, vai estar presente no evento, segundo o prefeito.

Quando o terminal estiver concluído ele vai gerar cerca de 200 empregos diretos e deve promover uma verdadeira revolução na cidade. O prefeito cita como exemplo dessa revolução o barateamento do combustível – segundo o prefeito o mais caro de Mato Grosso. Como vai acontecer essa baixa dos preços? O trem vai trazer o combustível direto de Alto Taquari sem precisar ir até Rondonópolis e depois voltar a Itiquira, aumentando o custo de transporte e consequentemente o custo na bomba para o consumidor final.

O prefeito diz que a notícia da instalação do terminal da ALL já está despertando o interesse de diversas empresas em se instalar no município. A vocação econômica de Itiquira é agricultura e a pecuária. O prefeito Ernani Sander diz que esteve na cidade de Sonora (MS) conversando com empresários que já se interessaram em implantar uma usina de álcool no município. A indústria de calcário já está em implantação, a planta está em construção, e deve produzir um milhão de ton/ano, o que vai gerar 100 empregos diretos.

O prefeito discorda daqueles que dizem que o preço do grão não vai alterar. Ele lembra que os compradores pagam R$ 1,00 a menos do preço praticado na praça de Rondonópolis, sob a alegação do transporte. Ora, os grãos vão ser embarcados em Itiquira, como se dá hoje em Alto Araguaia e Alto Taquari, e os produtores têm que receber esse um real a mais. Otimista na avaliação, Sander não para de "correr atrás", agora de empresas para se instalarem no município. "Itiquira está de braços abertos", comemora Ernani Sander.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet