Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Atualização do MT+20 alinha ações do Governo e coloca MT no rumo do crescimento sustentável

Buscando consolidar o Plano de Longo Prazo (MT+20) como importante instrumento de gestão de políticas públicas, o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), realizou na manhã desta quarta-feira (16.02), a abertura do Seminário de Atualização do MT+20.


O secretário de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), José Botelho do Prado, disse que o Plano envolve todas as áreas, como saúde, educação, segurança pública, entre outras e dá uma macro-visão do que a população mato-grossense espera para os próximos anos. “Este ano construímos um novo PPA, referente ao período de 2012 a 2015, e a atualização do MT+20 é imprescindível para este processo. O nosso objetivo é concluir este momento com êxito, mas a Secretaria de Planejamento não faz isso sozinha. É necessária a união de esforços, em todas as áreas para a reformulação do plano”, comentou.

A secretária Adjunta de Planejamento Regiane Berchieli disse durante a abertura do Seminário, que a atualização do MT+20, marca o início de um novo ciclo de planejamento. “Nosso objetivo é conseguir elaborar os instrumentos de planejamento em sintonia com o MT+20, isso já no primeiro semestre de 2011”, informou.

O secretário de Transporte e Pavimentação Urbana, Arnaldo Alves de Souza Neto, fez um breve histórico sobre o início da elaboração do Plano de Longo Prazo (PLP) em 2006 e ressaltou que o MT+20 não é um projeto do Executivo e nem do Governo, mas do Estado de Mato Grosso. “São os órgãos e entidades que irão fazer com que o projeto saia do papel e vire realidade”, ponderou.

Para a coordenadora do MT+20 Luceni Grassi, a Seplan vai coordenar o processo de atualização. Luceni ressalta “que é responsabilidade de cada área de governo estabelecer o caminho a ser trilhado para alcançarmos os objetivos estratégicos estabelecidos pelo plano de governo do governador Silval Barbosa, e assim alinhar toda estrutura de governo para o alcance de objetivos e metas que possam, de fato, propiciar bons resultados para o bem estar da sociedade mato-grossense”, concluiu Luceni.

Programação

O evento segue durante toda tarde dessa quarta-feira, com as apresentações do estudo retrospectivo e da pesquisa qualitativa. De acordo com o consultor da Multivisão, Sérgio Buarque, a expectativa é que os trabalhos estejam concluídos até meados de agosto de 2011. “As apresentações irão mostrar as etapas do processo, os resultados preliminares, além da avaliação do que já foi feito nos últimos cinco anos”.

Nos dias 17 e 18 de fevereiro, equipes dos órgãos do Governo do Estado e especialistas em políticas públicas participam de uma oficina de trabalho para discutir os condicionantes de futuro para o desenvolvimento do Estado. O evento será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso.

A solenidade de abertura do Seminário contou com a presença do vice-governador Francisco Daltro, secretários de Estado, Adjuntos, secretários Executivos, técnicos do Governo, pesquisadores em políticas públicas e representantes da sociedade civil. O evento é realizado no Salão Nobre Secretário Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, e termina ás 18h.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet