Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Rio-2016 começa a difícil missão de selecionar locais para aclimatação

Os Jogos Olímpicos Rio-2016 vão começar oficialmente no dia 5 de agosto, mas bem antes disso o país já estará envolvido com a competição. Pelo menos um mês antes de seu início, a grande maioria das delegações já estará em solo brasileiro para fazer aclimatação. O Comitê Rio-2016 lançou nesta quinta-feira o processo de seleção de locais de treinamento pré-jogos. Durante um ano, os organizadores terão a difícil missão de encontrar todas as instalações aptas a receber os atletas olímpicos e paraolímpicos.


A partir desta quinta-feira, instituições esportivas municipais, estaduais e federais; instituições de ensino públicas e privadas; instituições militares; clubes esportivos e empresas ligadas ao esporte de todo o país poderão se inscrever. Apenas a capital Rio de Janeiro ficará fora da disputa, pois estará finalizando os preparativos para a competição. As exigências do Comitê Olímpico Internacional, no entanto, prometem dificultar a inscrição de boa parte dos candidatos.

- O Comitê Olímpico Internacional nos determina que nós tenhamos a prerrogativa única e a responsabilidade de selecionar as instalações esportivas em todo o território nacional que atendam aos requisitos técnicos e recomendações das federações internacionais – explicou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio-2016.

Dentre os pré-requisitos básicos estão: possuir um aeroporto na distância máxima de 150 km em estrada pavimentada; ter hospedagem nas categorias de três, quatro ou cinco estrelas em uma distância máxima de 30 km; oferecer serviço de UTI no local de treinamento; e ter um hospital adequado com um deslocamento de até 30 minutos.

- Nós vamos tentar estimular as cidades que têm mais de 100 mil habitantes (cerca de 300) para fazer essa inscrição. Mas teria que juntar a União, estado e município para ter recursos para isso – disse Valdenir Bragança, presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Municípios.

Instalações deverão ter alto padrão
Embora não faça parte da competição, os locais de pré-treinamento são considerados cada vez mais importantes no movimento olímpico. A preocupação com a adaptação ao fuso horário, ao clima, e com a privacidade tem feito as delegações viajarem para os países que vão sediar as competições cada vez mais cedo. Os atletas brasileiros, por exemplo, fizeram preparação em Macau, Tóquio e Hong Kong para os Jogos de Pequim-2008. Com isso, é exigida uma qualidade de alto nível.

- Serão principalmente instalações esportivas que devem atender aos requerimentos das federações internacionais dos esportes que vão sediar em suas cidades. Ou seja, não adianta a gente oferecer um ginásio que não tenha as dimensões adequadas, que não tenha o piso adequado, pois certamente a federação daquele esporte não irá aprovar – afirmou Agberto Guimarães, diretor de esporte do Comitê Rio-2016.

O Brasil ainda não tem instalações adequadas suficientes para atender os mais de 10 mil atletas previstos durante esse pré-treinamento, principalmente locais com acessibilidade para os paraolímpicos. Por isso, o Comitê Rio-2016 também aceitará a inscrição de projetos ainda “no papel”.

O prazo de inscrição termina no dia 5 de abril. Depois, serão realizados seminários, visitas técnicas e a apresentação final dos candidatos. A divulgação da lista final dos escolhidos será no dia 13 de janeiro de 2012. A partir disso, as visitas dos atletas estrangeiros já serão permitidas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet