Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Sarney defende sistema que combine voto majoritário com proporcional

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), defendeu nesta terça-feira (22) uma fórmula mista para o sistema eleitoral, que contemple votos majoritários e votos proporcionais. “Temos que encontrar uma fórmula para combinar o voto majoritário com o voto proporcional, esse é o meu ponto de vista”, disse Sarney.


“Isso é uma ideia que pode ser trabalhada”, afirmou Sarney, sem detalhar como tal proposta funcionaria e seria implementada. No sistema de votos majoritários, são eleitos os mais votados. No sistema proporcional, nem sempre os candidatos mais votados conseguem se eleger, pois a votação total do partido influencia no resultado das eleições.

Nesta terça-feira, Sarney instala a Comissão da Reforma Política, que será comandada por Francisco Dornelles (PP-RJ) e terá 45 dias para elaborar o anteprojeto.

Sarney definiu como atribuições da comissão analisar as matérias sobre reforma política em tramitação no Congresso Nacional, realizar audiências públicas com especialistas na área, elaborar o relatório final e apresentar projeto sobre a matéria.

Além de Dornelles, fazem parte da comissão Itamar Franco (PPS-MG), Fernando Collor (PTB-AL), Aécio Neves (PSDB-MG), Demóstenes Torres (DEM-GO), Roberto Requião (PMDB-PR), Luiz Henrique (PMDB-SC), Wellington Dias (PT-PI), Jorge Viana (PT-AC), Pedro Taques (PDT-MT), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Eduardo Braga (PMDB-AM), Ana Rita Esgario (PT-ES); Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM); e Lúcia Vânia (PSDB-GO).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet