Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Voluntário 'finge' estar machucado durante simulação de voo para Marte

Foto: Divulgação

Voluntário 'finge' estar machucado durante simulação de voo para Marte
A experiência Mars 500, que simula as condições de uma viagem real a Marte, contou com o treinamento de uma situação de emergência nesta terça-feira (22), quando o voluntário Diego Urbina fingiu ter se machucado após tropeçar em uma rocha durante uma caminhada por um terreno que imita a superfície do planeta.


Entenda o projeto Mars 500 aqui

Diego havia anunciado em seu perfil no serviço de microblog Twitter que a terceira e última caminhada contaria com uma simulação de um problema. O atendimento ao voluntário foi feito com sucesso pelo companheiro Alexánder Smoleyevski.

O objetivo dos testes é o de reproduzir as dificuldades médicas e psicológicas que uma equipe encontraria em uma jornada de verdade. Em fevereiro de 2011, começou a fase de "pouso" no planeta, com simulações de caminhadas por terrenos construídos para imitar o solo marciano.

São ao todo seis voluntários, mantidos em isolamento desde 3 de junho do ano passado. Eles permanecem em um espaço de 550 metros cúbicos, divididos em quatro módulos no simulador. O "retorno" à Terra deve acontecer no início de novembro deste ano, após 520 dias de experiências.

O projeto é uma parceria entre as agências espaciais europeia (ESA), russa (Roscosmos) e chinesa (CSNA).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet