Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Cultura

Escola de cinema de Nova Iguaçu capacita professores na área de audiovisual

A Escola Livre de Cinema (ELC), de Nova Iguaçu, atende alunos das redes pública e privada de ensino em cursos de noções básicas de audiovisual e jovens e adultos em cursos de fotografia, direção, produção e roteiro. No ano passado, a escola passou a capacitar professores da rede pública de Nova Iguaçu com noções básicas na área de audiovisual.


“Passamos a capacitar os professores do município porque acreditamos que levar o audiovisual para dentro da sala de aula ajuda a potencializar o rendimento das crianças no ensino como um todo”, avalia o coordenador artístico da ELC, Anderson Barnabé.

De acordo com ele, a escola não tem a pretensão de formar grandes cineastas, como os cursos superiores de cinema das universidades. Mas há um intercâmbio para enriquecer a formação dos alunos. “Temos até uma parceria com a UFF [Universidade Federal Fluminense], pela qual nossos alunos podem assistir algumas aulas no curso de cinema de lá e vice-versa”, diz.

Barnabé ressalta o papel cultural exercido pela ELC, responsável pela multiplicação do número de apaixonados pelo cinema e de cineclubistas no município. “Quando começamos, a cidade tinha apenas um cineclube. Hoje são mais de dez, a maioria tendo à frente ex-alunos da escola”.

Um dos projetos para 2011 é a produção de clipes para grupos musicais de todo o país que, a princípio, seriam divulgados no site de vídeos Youtube. A ELC também realiza anualmente, em abril, um festival de cinema, o Iguacine. No ano passado, o festival recebeu 230 inscrições de curtas-metragens de todo o país.

A escola abriga ainda a Biblioteca Cacá Diegues, a primeira da Baixada Fluminense voltada para a temática audiovisual, e que foi inaugurada em 2009 com a presença do próprio cineasta.

“A ELC é muito mais uma escola de pensamento do mundo do que uma escola de audiovisual. A nossa ideia é de que a câmara se transforme num lápis, e que quem domine essa linguagem possa escrever suas histórias. E ninguém melhor que a própria periferia para contar suas histórias”, observa o coordenador.

Desde a fundação, mais de 3 mil alunos já passaram pela ELC. Os cursos são todos gratuitos e abertos a todas as faixas de idade e níveis de escolaridade. De terça a sexta-feira, crianças que estudam nas redes pública e privada de Nova Iguaçu podem aprender ali conhecimentos básicos da linguagem audiovisual, em atividades complementares após o turno escolar.

Para jovens com mais de 16 anos e adultos, há um curso regular de formação, que já colocou no mercado de trabalho profissionais nas áreas de fotografia, produção, roteiro e direção. Barnabé se orgulha ao contar, por exemplo, que um ex-aluno da ELC está, hoje, na Polônia, trabalhando como assistente de direção.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet