Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Soro caseiro contra desidratação só é recomendado em caso de emergência

pediatra e consultora do Bem Estar Ana Escobar esteve no programa desta quinta-feira (3) para falar sobre desidratação, problema que atinge principalmente as crianças e é causado por diarreia ou excesso de calor.


O Ministério da Saúde distribui gratuitamente nos postos do país e nas unidades da rede Farmácia Popular o soro de reposição oral, que concentra 3,5 gramas de sal e 20 gramas de açúcar por litro de água. Atualmente, o soro caseiro só é recomendado em casos de emergência, pois os pais costumam superdosar esse preparo.

O bioquímico Mário Killner revelou que, sem a devida informação sobre as quantidades corretas de sal e açúcar, os adultos podem desencadear resultados indesejados aos filhos. Em um dos casos analisados, havia 4,6 gramas de sal e 8,6 gramas de açúcar por litro de água filtrada ou fervida – enquanto o correto são 3,5 e 20, respectivamente. Em vez de ajudar, a ingestão da água com tanto sódio e pouco açúcar pode prejudicar a saúde dos pequenos.

Em outra situação, a mãe economizou: colocu apenas 1,5 grama de sal e 11,4 gramas de açúcar por litro. Só uma das participantes acertou: colocou 3 gramas de sal e 26,3 de açúcar, bem próximo do indicado pelo governo.

Para não depender do “olhômetro” ou do tamanho da colher e correr o risco de não ajudar a criança, o ideal é procurar um posto de saúde e solicitar o soro de reidratação oral.

Sintomas da desidratação


Os sinais da desidratação por diarreia em crianças, a causa mais comum, são: moleira funda, boca seca, olho seco e choro sem lágrima. O tratamento deve ser feito com soro oral e/ou leite materno.

Já a desidratação por calor, mais rara – a criança tem que ficar o dia inteiro exposta ao sol ou fechada em um carro a 40° C -, causa boca seca e olho mais fundo. Especialistas recomendam o consumo de água, chá, suco e água de coco.

Preparo do soro oral


- Misturar todo o envelope em um litro de água fervida ou filtrada;
- Não adicionar açúcar nem sal;
- Não ferver o conteúdo depois de pronto;
- Só usá-lo por 24 horas. Após esse prazo, jogar fora o que sobrou e preparar mais um litro;
- Quando não houver a solução de reidratação oral, pode-se usar o soro caseiro, cuja colher-medida está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A maneira apropriada de usar o soro de reidratação oral está descrita na Caderneta de Saúde da Criança, entregue aos pais assim que saem da maternidade pública.

Se não houver alternativa e tiver que fazer o soro caseiro, use um copo cheio de água limpa, uma medida rasa da colher (a menor) de sal e duas rasas (a maior) de açúcar.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet