Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Desintoxicação pós carnaval

Nutricionista diz como desintoxicar o corpo depois das festas de Carnaval

Comece o dia compensando o excesso de calorias da festa. “Para se ter uma ideia, um grama de carboidrato, que é considerado o vilão da alimentação, tem quatro calorias, e um grama de álcool, tem sete!

Comece o dia compensando o excesso de calorias da festa. “Para se ter uma ideia, um grama de carboidrato, que é considerado o vilão da alimentação, tem quatro calorias, e um grama de álcool, tem sete! Por isso é importante usar alimentos menos calóricos no dia seguinte”, diz Alice Carvalhais, nutricionista.


No café da manhã, pão integral e queijo branco, que são mais leves, e "suco antirressaca", que contém um copo de água de coco, três pedaços de abacaxi e cinco folhinhas de hortelã.

“As bebidas alcoólicas desidratam as células, e a água de coco é altamente hidratante, ajudar a repor sais minerais. O abacaxi contém vitamina C, que melhora o sistema imunológico e deixa o corpo mais resistente às infecções. A hortelã alivia o mal estar, pois tem função anestésica, melhora a sensação de ressaca”, explica nutricionista.

O suco ajuda o fígado a funcionar. “Ele também é responsável pela desintoxicação do organismo, então vai ajudar nesse sentido eliminar toxinas que não fazem bem ao organismo”, explica.

O suco fica grosso e não deve ser coado, para preservar as fibras da fruta que vão ajudar o intestino a eliminar os excessos.

No meio da manhã, coma uma fruta rica em líquido. Para o almoço, carne branca e salada. Repolho e rúcula desintoxicam.

“Para ajudar o corpo a se recuperar mais rápido, você não vai usar sal nem enlatados, como milho, palmito, azeitona. Eles aumentam a retenção de líquido e vão fazer o corpo ter dificuldade para excretar as toxinas que estão no corpo”, diz a nutricionista.

No lanche da tarde, beba mais suco antirressaca e iogurte. Com a ingestão de bebida alcoólica, a flora intestinal pode ser lesada. O iogurte é rico em microorganismos que são benéficos à flora intestinal.

À noite, sopa de legumes para repor sais minerais, vitaminas e fibras. “O ideal é que você tome cuidado pelo menos na próxima semana principalmente de não continuar fazendo uso de bebida alcoólica, de se hidratar bem, de fazer refeições mais leves para ajudar seu corpo a se recuperar mais rápido”, garante.

Dicas gerais:


- Nos dias seguintes ao exagero, evite álcool, frituras, alimentos gordurosos e doces.

- Beba pelo menos 6 copos de água diariamente.

- Faça refeições leves e não exagere nos carboidratos.

- Aumente a prática de atividade física nas 3 semanas seguintes.

- Essas são maneiras de aliviar a sensação de cansaço. Entretanto, é importante que as pessoas saibam que não podem continuar exagerando só porque há maneiras de compensar.

Uma dieta equilibrada é a chave para uma vida saudável. Essa é uma forma de não maltratar o corpo e de compensar as calorias extras ingeridas durante o feriado.

Sugestão de cardápio:

Café da manhã: 1 copo do suco anti-ressaca (receita abaixo) + 1 fatia de pão com queijo branco

Lanche da manhã: 1 fruta

Almoço: salada com proteína ( sugestão de receita abaixo)

Lanche: 1 copo do suco anti-ressaca + 4 biscoitos ou 1 iogurte desnatado

Jantar: sopa de legumes ou omelete de microondas

Ceia: 1 copo do suco antirressaca

Suco anti-ressaca:


- Três fatias de abacaxi (a fruta acelera o processo digestivo e é rica em vitamina c, que melhora o sistema imunológico)
- Um copo de água de coco (é hidratante e repõe os sais minerais)
- Quatro folhas de hortelã (possui propriedades anestésicas e é rico em flavonóides, que otimizam as funções do fígado, órgão responsável por desintoxicar o organismo)

Recomendações: evite adoçar e tome três copos ao dia, mesmo que a sensação de ressaca já tenha passado. Não é necessário coar.

Salada:

As saladas são leves e têm muitos dos nutrientes que precisamos para repor as energias, fazendo com que o corpo e a mente se sintam menos cansados após os exageros do feriado. Receita de salada (rica em vitamina, minerais, fibras e possui baixa caloria para compensar os exageros)

- Alface tomate rúcula manga cenoura cebola pimentão beterraba repolho
Opções de proteína: kani, atum ou queijo magro.

Recomendações: temperar com sal, limão e azeite.

Evite as conservas (milho, palmito, champignon e azeitona). Elas são ricas em sódio e aumentam a retenção de líquidos. A idéia agora é justamente o contrário: eliminar bastante líquido e junto com ele as toxinas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet