Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Educação

Rondonópolis

Prefeitura abre 600 vagas para o cursinho pré-vestibular gratuito

A Prefeitura de Rondonópolis abre as inscrições para os interessados em participar do cursinho pré-vestibular gratuito, oferecido em parceria com o Movimento Negro.

A Prefeitura de Rondonópolis abre as inscrições para os interessados em participar do cursinho pré-vestibular gratuito, oferecido em parceria com o Movimento Negro. As inscrições acontecem no período de 14 de março a 6 de abril, nas escolas onde funcionam os seis núcleos do cursinho. São oferecidas 600 vagas e o critério de seleção é regressivo, pela menor renda. A aula inaugural deve acontecer a partir das 19 horas do dia 11 de abril, em cada unidade de ensino.


O gerente da Divisão do Cursinho Pré-Vestibular, professor Valdivino Ferreira de Lima, explica que a inscrição acontece nas escolas municipais Gildázia Souza Pirozzi, no Jardim Ipanema; 1º de Maio, no Parque Universitário; Bernardo Venâncio Carvalho, no Jardim Liberdade; Edivaldo Zuliane Belo, no Jardim Participação; além das escolas Parque São Jorge, no bairro Parque São Jorge; e CAIC Apotâneo de Carvalho, no Jardim Gramado; no período das 19 às 21 horas.

Os alunos interessados devem apresentar cópia do documento de identidade (RG) e do RG das demais pessoas que moram na mesma casa, do comprovante de residência e do holerite do candidato ou das pessoas que trabalham na família, caso ele não esteja empregado. É necessário também oferecer duas fotografias 3x4 e o comprovante de matrícula para aqueles que ainda cursam o terceiro ano, além do histórico escolar para quem já concluiu o ensino médio. Outros documentos exigidos são os comprovantes de pagamento de aluguel e de pensão alimentícia, além do comprovante de recebimento do Bolsa Família.

R20;Esses documentos são necessários para fazer o processo seletivo pela menor renda. O critério de desempate entre os candidatos que apresentem a mesma situação financeira vai ser por meio do Bolsa Família. A lista dos 600 candidatos selecionados vai ser divulgada nos núcleos do cursinho e na imprensa local. Cada núcleo oferece cem vagas”, esclarece a secretária de Educação, Marilda Soares Rufino.

HISTÓRICO

O cursinho assumido pela prefeitura foi criado pelo Movimento Negro e funciona desde 2006, com o apoio de universidades particulares, empresários e pessoas da comunidade. Nesta nova fase, a prefeitura contrata a equipe, que trabalhava voluntariamente.

A iniciativa gera emprego para 20 professores, oito coordenadores e quatro merendeiras que fazem também a limpeza dos núcleos. “Nosso interesse não é apenas garantir a aprovação dos candidatos no vestibular. A preocupação maior é transformar cada aluno num cidadão melhor”, afirma o prefeito Zé Carlos do Pátio.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet