Olhar Direto

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | Cidades

metendo a colher

Campanha incentiva denúncia de abuso doméstico

Foto: Ronaldo Couto

defensora Lindalva, professora Cida e delegada Débora no lançamento da campanha

defensora Lindalva, professora Cida e delegada Débora no lançamento da campanha

A Defensoria Pública de Barra do Garças promove nesta sexta-feira (18) o lançamento da campanha ‘Violência contra a mulher vamos meter a colher’ que consiste na conscientização de que a sociedade não deve se omitir com relação à violência doméstica sofrida principalmente pela mulher. Participam da campanha a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher e a universidade particular Univar.


A campanha terá início com uma palestra no anfiteatro da Prefeitura de Barra do Garças com a presença da superintendente da Políticas para Mulheres em Mato Grosso, Ana Emília Iponema Brasil Sotero e da defensora pública Maria Luziane Ribeiro, da 1ª e 2ª Vara de Violência Doméstica contra a mulher em Cuiabá. A defensora pública Lindalva Fátima informou que a campanha pretende envolver a sociedade com distribuição de adesivos, faixas e cartazes em toda cidade pedindo que a população participe denunciando.

A defensora explicou que a campanha faz um trocadilho daquele adágio popular onde diz que briga de marido e mulher ninguém mete a colher. A campanha convoca a população a meter a colher, ou seja denunciar quando surgem excessos. “Nós queremos envolver a sociedade nessa campanha”, acrescentou Lindalva.

A delegada Débora Cardoso concorda com a defensora que há necessidade de incluir a população nessa campanha. Mesmo com tudo que é falado na imprensa, em Barra do Garças 70% dos casos de violência contra a mulher não chegam à delegacia e quando chegam 50% das ocorrências são retiradas posteriormente pelas vitimas temendo novas agressões ou até mesmo separação.

A Univar entrou na campanha promovendo uma pesquisa através dos alunos do curso Serviço Social que fez uma pesquisa nos últimos três anos sobre o número de ocorrências de agressão a mulher em Barra do Garças. O grupo fez algumas entrevistas para saber se as esposas continuam ou não com os agressores. O que mudou na vila delas após denunciarem os esposos. Aquelas que superaram as agressões e começaram novas vidas.

No encerramento da palestra haverá uma peça teatral ‘Ferida Aberta’ sob a direção e roteiro de Divino Govi retratando algumas situações de violência doméstica.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet