Olhar Direto

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | Cidades

MPE participa ativamente das negociações para liberação da BR 163

Como parte das negociações para a liberação da BR 163, os índios da etnia Terena, que estão bloqueando a rodovia, solicitaram a participação do promotor de Justiça que atua no município de Itaúba, Washington Eduardo Borrére, na reunião que deve acontecer no dia 28/03, em Brasília. Eles querem ainda uma garantia formal da Funai de que os representantes do grupo serão recebidos pelo presidente da instituição.


“Desde segunda-feira, estamos acompanhando bem de perto esta questão e várias providências foram adotadas para tentarmos resolver pacificamente esta situação. Em alguns momentos, os ânimos estiveram bastante exaltados, até mesmo pela imensa quantidade de pessoas afetadas”, disse o promotor de Justiça, Washington Borrére.

Segundo ele, na segunda-feira, logo após tomar conhecimento do bloqueio, esteve no local e depois de muito diálogo com os índios conseguiu, por volta das 18h, a liberação ininterrupta da passagem de ambulâncias e viaturas da polícia e do Corpo de Bombeiros.

“Juntamente com a promotora de Justiça de Matupá, Daniele Crema da Rocha, nos reunimos com o Ministério Público Federal em Sinop, ainda na terça-feira, ocasião em que encaminhamos um ofício requisitando a presença de um representante da Funai no local. Solicitamos o apoio do coordenador do Gaeco, procurador de Justiça Paulo Prado, e do procurador-geral de Justiça, Marcelo Ferra de Carvalho, que se sensibilizaram com a problemática e intercederam junto à própria Funai e ao Governo do Estado com o intuito de resolvermos esta problemática”, informou o promotor de Justiça.

Os momentos de maior tensão, conforme o representante do MPE, ocorrem normalmente no início da manhã e no final da tarde, quando o fluxo de carros é maior. “Todos os dias estamos indo ao local do bloqueio com vistas ao gerenciamento da crise e a evitar que a situação saia do controle. O apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar está sendo fundamental. Esperamos que a Funai possa atender as solicitações dos indígenas o mais rápido possível”, ressaltou.

O bloqueio da BR 163, entre os municípios de Itaúba e Nova Santa Helena, conta com a participação de cerca de 70 índios. A pauta de reivindicação inclui a criação de uma Central Técnica Local, pela Funai, no município de Matupá, para atendimento aos indígenas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet