Olhar Direto

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Super Lua poderá ser observada neste sábado

Neste sábado, o mundo vai testemunhar o fenômeno da Super Lua (ou Super Moon, em inglês). O nome foi dado, há 30 anos, pelo astrólogo Richard Nolle e se define como Lua Nova ou Lua Cheia com a Lua em sua máxima aproximação da Terra (perigeu) ou até 90% próxima desse ponto. Tanto na Lua Cheia quanto na Lua Nova, o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados. Na Lua Cheia, a Terra está no centro, e na Lua Nova ela está no centro do alinhamento. A Super Lua ocorre quando Sol, Terra e Lua estão alinhados e, além disso, a Lua está em máxima aproximação da Terra.


E é exatamente o que vai acontecer nesse sábado: às 15h10 (horário de Brasília) teremos o instante da Lua Cheia e às 16h12 (horário de Brasília) a Lua estará a 356.575 km da Terra, em seu perigeu.

Pela definição de Nolle e pelos cálculos astronômicos, conclui-se que em todos os anos ocorrem cerca de uma a seis vezes o fenômeno chamado de Super Moon. O que torna o fenômeno especial agora nesse sábado é que ele vai ocorrer com a maior aproximação desde 8 de março de 1993, quando a distância da Lua à Terra foi de 356.528 km.

Nesse sábado, no Rio de Janeiro, a Lua vai nascer às 17h51 e vai se pôr às 6h39 do domingo, dia 20. Segundo Josina Nascimento, responsável pelos cálculos e edição do Anuário do Observatório Nacional, “se o tempo estiver bom, qualquer momento entre o nascer e o por da Lua será favorável para observar nosso satélite natural tão encantador”.

Em 2012, a Super Lua de maior aproximação do ano será em 6 de maio, quando a Lua estará a 356.955 km e o instante do perigeu e da Lua Cheia vão diferir de somente 5 minutos
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet