Olhar Direto

Quarta-feira, 29 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Confresa e região ganham serviço bancário e da justiça trabalhista

Autoridades públicas inauguraram neste sábado (19) duas estruturas governamentais em Confresa (a 1.265 quilômetros de Cuiabá) para encurtar o acesso a serviços bancários e da justiça trabalhista aos cidadãos.


O prefeito da cidade, Gaspar Domingos Lazzari, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª (TRT-MT), desembargador Osmair Couto e o deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT) inauguraram no município o Posto Avançado do Trabalho (PAT) e a Unidade Temporária de Atendimento (UTA) da Caixa Econômica Federal (CEF).

O presidente do TRT-MT explicou um efeito imediato da instalação do posto da justiça. “A inauguração do Posto Avançado Trabalhista em Confresa representa a redução de 280 Km de distância que os advogados tinham de percorrer para protocolar uma petição e que agora contam com estrutura permanente e servidores à disposição”.

O posto também tem o objetivo de construir a sede futura da vara do trabalho no município. A obra depende de votação na Câmara dos Deputados na próxima semana de um projeto relatado pelo deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT) e que prevê Vara Trabalhista em Confresa, assim como em outros 13 municípios de Mato Grosso.

Para esses casos já há emenda no orçamento do governo federal deste ano de R$ 20 milhões de autoria dos senadores Jaime Campos e Gilberto Goellner e do deputado federal Valtenir.

O parlamentar informou às cerca de 120 pessoas presentes na Câmara Municipal que no caso do banco estatal haverá a diminuição da dificuldade para algumas pessoas terem direito assegurado. “A unidade que vamos inaugurar da CEF e o posto de atendimento do trabalho é a presença do Estado nesta região do Vale do Araguaia”, conta. “Hoje, um trabalhador que tem seguro-desemprego para receber, ou vai a Barra Garças, 700 Km daqui, ou Redenção, no Pará, a 800 Km”, comparou.

Um dos maiores ganhos, entretanto, assinala Valtenir, é o posto da justiça do trabalho por ele trazer além da prática justa de direitos sociais, a pacificação da região. Pois, o poder público, o Poder Judiciário substituem a “vontade maluca de muitos fazerem justiça olho no olho e com as próprias mãos e que deságuam na violência”.

O secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Pedro Nadaf, que representou o governador Silval Barbosa, e os prefeitos de Vila Rica, Naftaly Calisto e de Porto Alegre do Norte, Edi Scorcin, o Tarzan também participaram da audiência e inaugurações. As informações são da assessoria
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet