Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Educação

Estratégias de economia de energia elétrica na Seduc já surtem efeito

Atitudes simples,como desligar lâmpadas e aparelhos eletrônicos, estão possibilitando uma significativa economia nas contas de energia elétrica da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Em dezembro de 2008, a conta de energia da secretaria (sede, escolas e demais unidades), referente aos gastos em novembro, ficou em um milhão e 91 mil reais. Em janeiro deste ano, o gasto foi de 658 mil reais.


Na conta paga agora, no início de março, que já computa os gastos do reinício do ano letivo, a conta de energia ficou em 846 mil reais. A economia é de cerca de 240 mil reais em relação à conta de dezembro/2008.

De acordo com a Secretaria Executiva do Núcleo Educação, a economia é o resultado do esforço iniciado no ano passado, por meio de visitas às escolas e unidades da secretaria (tais como os Cefapros).

Uma das estratégias foi entregar contas com o gasto real de cada escola, mês a mês, aos seus gestores. Como a conta geral de energia da Educação é paga pela sede da Seduc, as unidades não tinham a noção do quanto gastavam neste quesito. Com essa informação em mãos, foi possível aos gestores iniciarem ações para a redução dos gastos.

Equipes da Superintendência visitam as escolas e unidades para orientar quanto aos gastos com energia elétrica. Assim, passaram a ser desligados equipamentos de salas que não estavam em uso, tais como computadores, aparelhos de ar condicionado e lâmpadas.

Em caso de dúvidas quanto ao procedimento a ser adotado para a diminuição da conta, basta que os gestores educacionais entrem em contato com a técnica Ana Virgínia. Isso pode ser feito pelo telefone da Seduc 3613-6305 e também pelo e-mail ana.aschar@seduc.mt.gov.br.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet