Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Araguaia

UFMT oferece curso sobre a perspectiva de Gramsci

Foto: Focaia do Araguaia

O curso será oferecido no campus da UFMT em Barra do Garças

O curso será oferecido no campus da UFMT em Barra do Garças

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do campus universitário Araguaia (CUA), estará promovendo nesta semana um grupo de estudo dirigido sobre “A Educação e a Escola numa perspectiva Gransciana”, cujo coordenador é professor Odorico Kiko. A aula inaugural acontecerá nesta quarta-feira (23), das 14 às 17 horas, no espaço de convivência da UFMT-BG.


Esse curso está inserido no programa de extensão da universidade, dedicado a professores e profissionais da educação da área Ciências Humanas e da região do Araguaia. O professor Kiko explica que a disciplina foi desenvolvida em cima dos estudos de Antonio Gramsci, que nasceu no norte da ilha mediterrânea da Sardenha.

Um educador que era o quarto dos sete filhos de Francesco Gramsci, um homem que tinha vários problemas com a polícia. Sua família passou por diversas comunas da Sardenha até finalmente instalar-se em Ghilarza.

As dificuldades materiais moldaram sua visão do mundo e tiveram grande peso na sua decisão de filiar-se ao Partido Socialista Italiano. Em Turim tornou-se jornalista. Seus escritos eram basicamente publicados em jornais de esquerda como Avanti (órgão oficial do Partido Socialista). Sua prosa e a erística de suas observações lhe proporcionaram fama.

Gramsci deixou, entre outros, um legado de 32 Cadernos do Cárcere, de 2.848 páginas que não eram destinados à publicação. Esses cadernos trazem reflexões e anotações do tempo em que Gramsci esteve preso, que começaram a 8 de Fevereiro de 1929 e terminaram em Agosto de 1935.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet