Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Participação da sociedade se mostra necessária para combater a violência contra as mulheres

Reunião realizada na Câmara Municipal de Barra do Garças, fazendo parte da campanha “Violência contra a Mulher: vamos meter a colher” acolheu diversas autoridades e entidades da sociedade civil organizada, engajadas em promover a conscientização quanto aos Direitos da Mulher.


Contando com a participação das Defensoras Públicas Lindalva de Fátima Ramos, de Barra do Garças, e Maria Luziane Ribeiro, de Cuiabá, do Ouvidor-Geral da Defensoria Pública, Paulo Lemos, e da Superintendente de Políticas para Mulheres em Mato Grosso, Emília Iponema Brasil Sotero, o evento serviu como palco para o anúncio da criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

A criação de uma casa de apoio a mulheres vítimas de violência doméstica, que hoje inexiste em Barra do Garças e região foi um dos pontos abordados. Outro indicativo da reunião foi a reivindicação de se contratar uma médica legista mulher, para proceder com os exames periciais em mulheres e crianças vítimas de violência sexual.

Mediante encaminhamento da Delegacia especializada dos Direitos da Mulher e da Defensoria Pública, a Prefeitura Municipal se colocou à disposição para o atendimento psicossocial às mulheres vítimas de violência.

Durante a noite foram realizadas palestras no Auditório Fernando Peres de Farias, cujo espaço não comportou a grande quantidade de pessoas interessadas em prestigiar e participar da discussão sobre a Lei Maria da Penha e conhecer as estatísticas sobre violência contra a mulher que foram apresentadas.

“O Núcleo da Defensoria Pública de Barra do Garças está de parabéns por ter encarnado o espírito da Defensoria Pública do Século XXI, que é de educar juridicamente a população e de fomentar uma ampla participação da sociedade civil nos atos a ações praticadas pelo Estado”, declarou Paulo Lemos, que esteve também representando a Corregedoria-Geral, mediante designação do Corregedor-Geral, Dr. Márcio Frederico de Oliveira Dorilêo.

O respaldo do Governo Federal para toda essa campanha foi ressaltado com o envio e leitura de uma mensagem da Presidente Dilma Rousseff, justificando seu não comparecimento a reunião e fazendo votos de sucesso no evento.

A Campanha continua com palestras nas escolas e no dia 29 de abril uma nova reunião será realizada com o poderes Executivo e Legislativo, Sociedade Civil e Superintendente de Políticas para Mulheres em Mato Grosso para que seja definida a instalação da Casa Apoio em Barra do Garças.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet