Olhar Direto

Sábado, 05 de outubro de 2024

Notícias | Cidades

Servidores municipais são qualificados em Braille

Quarenta servidores municipais estão sendo capacitados com cursos de Introdução ao Braille, a qualificação está sendo oferecida pelo Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) do bairro Cristo Rei. O curso é totalmente gratuito.


Conforme a professora do curso Elizete Pimenta, o curso tem uma carga horária de 80 horas, sendo duas vezes por semana, das 8h às 11h e das 14h as 17h.
Elizete explica que as aulas são divididas em teoria e prática, sendo: Atividade de Vida Diária (AVD), Orientação e Mobilidade (OM) e Introdução ao Braille.

Ivete Teixeira dos Santos, enfermeira da unidade do Programa Saúde Família do bairro da Manga, está fazendo parte da turma de aprendizes do curso. A profissional da área de saúde contou que decidiu fazer o curso para auxiliar as pessoas que sofrem dessa deficiência, facilitando o atendimento a elas. “Através dessas aulas, pude verificar o quanto um deficiente visual depende da boa vontade do próximo”.

“O Braille é composto por seis pontos em relevo, que formam 63 combinações. Com ele é possível fazer letras, números, símbolos químicos e matemáticos”, explica, acrescentando que nas aulas práticas os alunos vivenciam o dia a dia de uma pessoa deficiente visual, como por exemplo, vendar os olhos e tentar se alimentar, caminhar sem ajuda do próximo, entre outras tarefas.

BRAILLE - é um método eficiente para leitura e escrita através do tato para pessoas deficientes visuais, na verdade o criador deste sistema chamava-se Louis Braille, que perdeu a visão aos três anos de idade. Pessoas que perdem a visão ou nascem com essa deficiência muitas vezes procuram um dos meios de escrita e leitura mais apropriada às suas características.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet