Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Educação

Reitor do IFMT visita escola municipal de Barão de Melgaço

O Reitor Pró Tempore do Instituto Federal de Mato Grosso, José Bispo Barbosa, visitou nesta segunda-feira, dia 04 de abril, a escola Municipal Cezário Siqueira Gonçalves cotada para ter a implantação de um Núcleo Avançado do IFMT que será uma extensão do Campus São Vicente. A visita à Barão de Melgaço contou com a presença do deputado federal, Valtenir Pereira; do prefeito Marcelo Ribeiro, do secretário municipal de Saúde, João Batista Rodrigues Alves e vereadores do município.


Segundo o Reitor do IFMT, ainda não está definido se o Instituto Federal irá implantar um núcleo avançado no município, e será marcado para os próximos 15 dias, uma nova reunião no Campus São Vicente, com a participação de representantes do IFMT, do município e o deputado federal.

"É possível a implantação do núcleo avançado desde que haja parcerias com o Ministério da Educação, Desenvolvimento Agrário, da Integração Nacional, da Pesca e de Ciência e Tecnologia, que possam garantir recursos para investimento e manutenção da referida unidade educacional", disse José Bispo Barbosa.

Ele reiterou que existe também a proposta de se implantar um Centro de Pesquisa do Pantanal em Barão de Melgaço. "A cidade tem 1,7 mil pescadores, o interessante é industrializar esse setor. Os Institutos Federais da Paraíba, Pernambuco e Santa Catarina investem muito na área da pesca", conta José Bispo Barbosa.

O deputado federal, Valtenir Pereira, se propôs a buscar parcerias com os ministérios para alvancar recursos para o núcleo do Instituto. O prefeito de Barão de Melgaço, Marcelo Ribeiro, comentou do interesse na implantação do curso de turismo para capacitar a mão de obra na região.

A escola atualmente encontra-se abandonada, para se fazer as reformas e adequações custaria em torno de R$ 1,5 milhões. Já para a construção de uma nova estrutura similar a que existe hoje, o custo seria em torno de R$ 6 milhões.

A Câmara Municipal de Barão de Melgaço aprovou no ano de 2009, o Projeto de Lei do Executivo que doa o imóvel da prefeitura para a implantação do Instituto Federal de Educação, Ciências e Técnologia (IFMT). O projeto de lei, sob o número 03/2009 trata da doação de 16 hectares de área da Escola Municipal Cezário Siqueira Gonçalvez, conhecida popularmente como 'Buritizal'.

Como a prefeitura não havia formalizado a transferência, foi impedido que a unidade fosse efetivada, uma vez que a União não pode realizar investimentos onde não existem a doação do imóvel. Dessa forma, o IFMT recorreu à Justiça Federal para exigir a transferência. A decisão foi publicada no dia 21 de fevereiro, pelo juiz Julier Sebastião da Silva que determinou a imediata transferência do imóvel ao instituto.

O prefeito comentou em reunião que encaminhou no ano passado um projeto de lei para diminuir a área doada de 16 hectares para 8 hectares para o Governo Federal no funcionamento do Campus. Na visita à escola Buritizal não foi definido se o IFMT irá aceitar a diminuição na área do tereno.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet