Olhar Direto

Quarta-feira, 22 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Airton Português parabeniza Cuiabá pelos 292 anos de emancipação

Em comemoração ao aniversário de Cuiabá, apresentações culturais por diversos pontos da cidade fazem à alegria da população e dos e visitantes da capital. Aos 292 anos o município cultiva, naturalmente, muitos problemas estruturais, como em qualquer outra metrópole do País. Embora nem tudo sejam “flores” na data comemorada neste 8 de abril, o deputado Airton Português (PP) enfatiza que grande parte das situações vividas pela cuiabania, se deve, justamente pela receptividade que o cuiabano oferece aos visitantes que ‘logo’, também se tornam moradores. “A prova de tudo isso são as inúmeras origens que a capital possui. São pessoas vindas de todos os lugares do Brasil”.


Com grande potencial econômico, geradora de emprego e renda a todos que aportam na capital mato-grossense, Cuiabá detém tradicionalmente o título de “cidade verde” e, hoje, mais do que nunca vive a expectativa de uma grande revolução rumo ao progresso, por conta das futuras obras para a Copa do Mundo em 2.014.

“Os problemas que hoje a capital enfrenta, em pouco tempo se reverterão em benefícios e, com toda a certeza seremos privilegiados pelo montante de obras que, nem mesmo, 20 anos de governo seriam suficientes para realizar tantos benefícios”, enfatiza o deputado, para justificar o quanto Cuiabá terá celeridade de crescimento até o Mundial em 2.014.

A hospitalidade do cuiabano é uma das fortes características do povo local, que em grande parte ainda cultiva os velhos hábitos, acrescidos de costumes dos viajantes de outras regiões do Brasil e que, acabam se juntando aos dos cuiabanos, ampliando a diversidade em todos os segmentos, além da cultura.

A história da cuiabania não se diverge apenas pela diversidade das belezas naturais, mas pela própria construção no decorrer dos tempos. Abriga monumentos como o Centro Geodésico da América do Sul, localizado na Praça Moreira Cabral (antigo campo do Ourique), onde atualmente também está o prédio da Câmara Municipal de Cuiabá, ocupado no passado pela Assembléia Legislativa. O local foi demarcado pela Comissão Rondon em 1909.

A capital mato-grossense é a porta de entrada até o Pantanal. Por via terrestre é preciso seguir pela BR 364 até Cuiabá e por via aérea, o aeroporto mais próximo é o Marechal Rondon, localizado no município de Várzea Grande, vizinho à capital. No percurso entre Cuiabá e a chapada, os turistas dispõem de uma variedade de cachoeiras que adornando a paisagem. A mais conhecida é a Véu de Noiva com 75 metros de queda livre. Devido à diversidade e riqueza da flora e fauna local, o Governo Federal transformou 3.300 hectares em parque nacional. Fundada em 8 de abril de 1719, por Antônio Pires de Campos, Cuiabá só passou à condição de cidade no ano de 1818. Sete anos mais tarde tornou-se capital do estado de Mato Grosso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet