Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Agronegócios

Servidores da Conab de Mato Grosso paralisam atividades por um dia

Os servidores técnicos de nível superior da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de Mato Grosso se reuniram hoje de manhã com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Mato Grosso (Sindsep-MT), Carlos Alberto de Almeida, e definiram que o próximo dia 15 de abril a categoria vai parar durante 24 horas.


Segundo a servidora Marly Aparecida Cruz da Silva, a paralisação quer pressionar o governo para que haja a realização de uma Gratificação Emergencial (GE), tendo em vista que o salário atual deles é de R$ 1,3 mil e o Plano de Cargo Carreira e Salários (PCCS) sugere R$ 3,3 mil.

O problema dos servidores técnicos ocorre porque no dia 13 de março, o diretor do Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais (DEST), Murilo Barella, encaminhou à Conab um ofício desaprovando o PCCS. Baseado em premissas já discutidas em reuniões de negociação entre os trabalhadores e a direção da CONAB, o diretor alega que o plano ainda tem falhas estruturais e ilegais.

Marly explicou que essa reestruturação e essa aprovação do PCCS vão demandar tempo e enquanto isso, eles recebem o menor salário do setor público federal. A servidora e o Sindsep-MT são responsáveis para que até o dia 15 a mobilização se estenda para âmbito nacional e para isso estão fazendo os contatos com os demais Estados.

Além disso, O DEST se recusa a aceitar e exige que sejam retirados do PCCS itens já acordados em consenso entre os trabalhadores e a Conab, como: movimentação na tabela salarial (promoção por merecimento e antiguidade) e benefícios e vantagens conquistados pelos trabalhadores. Os trabalhadores da Conab repudiam veementemente o parecer do DEST e exigem a implantação da proposta negociada e acatada pela categoria.

“Com essa greve, serão prejudicados setores do programa Fome Zero, na parte de compra e doação, a comercialização de grãos dos agricultores e a armazenagem, por exemplo. Que são de responsabilidades dos técnicos da Conab”, explicou Marly.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet