Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Inca prevê que neste ano em Minas haja quase 50 mil casos de câncer

Quase 50 mil pessoas poderão ter câncer em Minas Gerais, neste ano, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Estimativas do órgão mostram ainda os tipos mais comuns de tumores entre homens e mulheres. Se a doença é um drama, também são muitos os exemplos de superação e de cura.


É o caso da dona de casa Marilene Teodoro que está sempre de bem com a vida. Quem a vê sorrindo não imagina o drama que ela enfrenta.

Há 11 anos, ela descobriu que tinha câncer de mama. Dois anos depois veio outra notícia: o tumor havia se espalhado pelo corpo e atingido o pulmão. Mas ela não desistiu, nem quando descobriu que a doença também tinha atingido os ossos. A vontade de viver sempre foi maior.

O médico Alberto Wainstein explica que alguns hábitos como não fumar também evita o câncer no pulmão. Para o especialista, evitar tomar sol em horários inadequados também previne o câncer de pele.

De acordo com o Inca, homens podem sofrer mais com o câncer de próstata. No sexo masculino, a doença no sistema respiratório vem em segundo lugar e, no estômago, em terceiro. Seguindo uma tendência mundial, o de mama é o que mais atinge as mulheres.

A estimativa é de que haja 4.250 novos casos, neste ano. O câncer de colo do útero é o segundo da lista dos mais comuns, seguido do câncer de intestino.

Maria Teresa Barbosa teve câncer de mama. A descoberta no início foi fundamental para a cura da doença. Atualmente, a auxiliar de saúde se sente vencedora. "A primeira coisa é a gente querer vencer a doença", disse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet