Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Política MT

FINANCIAMENTO PÚBLICO

Geller: Congresso é omisso e avesso a mudanças na legislação eleitoral

Foto: Reprodução

Geller: Congresso é omisso e avesso a mudanças na legislação eleitoral
O Congresso Nacional ainda é omisso e corporativista em relação a mudanças na legislação eleitoral. A avaliação é do deputado federal Neri Geller (PP/MT) a respeito do financiamento público exclusivo de campanhas eleitorais, que foi aprovado de forma preliminar na Comissão Especial de reforma política do Senado.


“O Congresso ainda é muito omisso e bastante corporativista com muitos interesses pessoais que envolvem esta questão. Em particularmente defendo a transparência na reforma política em sua totalidade, fidelidade partidária, financiamento público de campanha, fim das coligações na proporcional. São necessários avanços mais profundos nestas questões”, afirmou Geller em entrevista exclusiva ao Olhar Direto.

Este item aprovado pelos senadores vai compor o projeto que será consolidado ao final dos trabalhos daquela comissão. A proposta de financiamento público exclusivo, de autoria do senador Humberto Costa (PT/PE), recebeu 12 votos contra cinco. Para Neri Geller (PP/MT), este modelo de financiamento possibilitará aos candidatos uma disputa eleitoral igualitária.

“Para aquele cidadão que mora lá no bairro mais humilde que exerce liderança, que conhece os problemas e se, ele puder disputar em igualdade de condições com aquele que detém o poder econômico, acho que a intervenção do poder público é uma grande saída”,

Apesar de, na prática, a proposta não evitar que o dinheiro privado por meio de caixa dois entre nas campanhas eleitorais, Neri Geller acredita que a medida vai limitar a entrada de recursos privados. Ele defende uma fiscalização mais efetiva para não entrar dinheiro não contabilizado nas campanhas.

“Se você tem recurso público de campanha, você já tem um mínimopara material, gasolina, para o programa de mídia, para as verbas publicitárias. O que precisa é uma fiscalização forte para que os recursos da iniciativa privada não entrem através do caixa dois. Que seja mais transparente é um grande passo para quem é mais pobre conseguir espaço”, salientou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet