Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Conscientização

Estudantes do Rio dos Peixes recebem orientações sobre dengue

A equipe técnica do Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS) esteve na Escola Municipal Rural Dr. Estevão Alves Correa realizando atividades lúdicas educativas com o propósito de prevenir a dengue.

A equipe técnica do Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS) esteve na Escola Municipal Rural Dr. Estevão Alves Correa realizando atividades lúdicas educativas com o propósito de prevenir a dengue. O tema foi abordado por meio de palestras, teatro e canto, tudo com o objetivo de levar de maneira diferenciada e muito instrutiva todas as informações sobre o ciclo evolutivo do mosquito transmissor da doença, os sintomas e as formas de combater a formação dos criadouros do mosquito Aegis Aegypti.


“Ações como essa tem sido de extrema importância para a saúde coletiva da população cuiabana. Nós temos atendido bastante a demanda e também tem surgido bastante parcerias como esta”, destacou a assistente social, Simone Cristina da Costa, responsável técnica do setor de Educação e Saúde da Diretoria de Vigilância, Saúde e Ambiente (Divisa), sobre a parceria realizada entre a unidade do Programa Saúde da Família (PSF) do Rio dos Peixes, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a Divisa.

A idéia inicial, conta a enfermeira Cibele Lemes, responsável pelo PSF do Rio dos Peixes, foi buscar panfletos e cartazes que pudesse informar melhor sobre a dengue. No entanto, salienta ela, recebemos a proposta da equipe do CCZ, que era realizar a ação educativa. “Para nós está sendo bem melhor, porque recebemos uma equipe qualificada e preocupada em orientar de forma maciça toda a população na prevenção da dengue”, disse.

Para a diretora da escola, Juciney Terezinha de Souza, a ação é uma forma de garantir que os alunos estão mais informados sobre os riscos da doença. “Agora eles sabem realmente os estágios da doença, o ciclo de vida do mosquito, e principalmente as maneiras de evitar que ele se desenvolva”, conta Juciney.

“Foi legal porque eu aprendi como ele (o mosquito) nasce e cresce. Eu vou contar lá em casa para minha mãe”, comentou o estudante Mario Junior Tiago dos Reis, de 8 anos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet