Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Campanha espera imunizar 7 milhões contra a gripe em SP

A campanha de vacinação contra a gripe para idosos, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, gestantes, índios e profissionais de saúde começa na segunda-feira (25). Este ano, a vacina vai proteger também contra a gripe suína e a meta é imunizar 7 milhões de pessoas em todo o estado de São Paulo.


A vacina contra a gripe já está nos postos de saúde de São Paulo, armazenada a uma temperatura entre 2ºC e 8ºC. Neste posto da Vila Mariana, na Zona Sul da capital paulista, são mil doses. Novas remessas vão chegar assim que a campanha começar.

Todas as doses foram produzidas no Instituto Butantã, em São Paulo. A vacina protege contra os três principais tipos de vírus tipo A que circulam no mundo – H3N2, H1N1 (gripe suína) e tipo B.

Segundo especialistas, a vacina é segura e não causa a doença. “Éuma vacina que a gente chama ‘displit’, vacina inativa. Aí temos alguns mitos, as pessoas falam: ‘eu tomei a vacina e fiquei doente’. A vacina não causa doença, porque é feita de pedacinho do vírus”, explica a diretora de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde, Helena Sato.

De acordo com os médicos, a vacina só tem uma contraindicação. “A única contraindicação são pessoas que após a ingestão de ovo tiveram uma reação nas primeiras duas horas”, diz Helena.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet