Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Esportes

Brasil inicia treinos e mira tabu nas eliminatórias à Copa-2010

Apesar da vice-liderança nas eliminatórias, a seleção brasileira começa hoje, na Granja Comary, a preparação para tentar encerrar uma sequência de números negativos no torneio classificatório ao Mundial da África do Sul, em 2010.


A partir das 16h, os convocados por Dunga farão o primeiro treino em Teresópolis para as duas primeiras partidas da equipe nacional nas eliminatórias neste ano: contra o Equador, domingo, e o Peru, no dia 1º, em Porto Alegre.

O principal desafio do time é conseguir pela primeira vez nessa edição do torneio 100% de aproveitamento na rodada dupla. Até agora, a equipe de Dunga não fez a "dobradinha". A última vez foi em 2004, quando a seleção era orientada por Carlos Alberto Parreira, atual técnico do Fluminense.

"Nosso trabalho é voltado para somar o máximo de pontos possíveis. Como estamos na seleção, temos que jogar para ganhar sempre. Não tem outra forma", disse o treinador, que no máximo teve 66,6% de aproveitamento nas cinco rodadas duplas já disputadas nas eliminatórias --uma vitória e um empate.

Além da dificuldade em vencer as duas partidas seguidas, a seleção amarga também um jejum de gols e de vitória na competição em jogos no Brasil. Nas três partidas disputadas no ano passado no país pelas eliminatórias, a equipe não fez nenhum gol. Em nenhuma eliminatória passada o Brasil ficou três jogos seguidos sem vencer em casa. Nunca antes o time acumulou mais do que um confronto em casa sem marcar.

Mesmo com a dificuldade em marcar nas eliminatórias, o ataque da seleção teve bom desempenho nós dois últimos amistosos. Em novembro, a equipe goleou Portugal, por 6 a 2, em Brasília. No mês passado, o time venceu os italianos por 2 a 0, em Londres.

Por causa do jejum de gols no torneio, o time também não venceu em 2007 em partidas no país pelo classificatório. Nas duas edições anteriores, com a mesma fórmula de disputa em dois turnos, a seleção jogou 18 vezes em seu território e somou só quatro empates.

"A torcida sempre apoia e contamos com a ajuda da arquibancada também. Sem dúvida, queremos ganhar e fazer uma boa partida para os torcedores no Rio Grande do Sul", disse o gaúcho Dunga sobre a partida contra o Peru, em Porto Alegre.

A seleção ficará treinando até sexta-feira em Teresópolis, quando embarca para o Equador. A delegação vai se concentrar em Guayaquil. Os jogadores só viajam para Quito no final da manhã de domingo. O embarque em cima da hora é uma estratégia dos médicos para minimizar nos atletas o efeito da altitude da capital equatoriana --cerca de 2.800 metros acima do nível do mar.

Mesmo sem ter vencido no país há mais de um ano pelas eliminatórias, a seleção está em segundo lugar no torneio, com 17 pontos. O Paraguai lidera a competição, com 23 pontos.

Os quatro primeiros se classificam para o Mundial da África do Sul. O quinto disputa uma vaga na repescagem com um representante da Concacaf.

Kaká

O meia do Milan deverá ser poupado do treino de hoje, já que se recupera de uma lesão no tornozelo. Kaká era dúvida até entrar em campo na partida do seu clube no domingo. Dunga já declarou que conta com ele contra o Equador.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet