Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Educação

hoje

Paralisação da UFMT deixa mais de 24 mil alunos sem aula

Os professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizam nesta quinta-feira (28), em Cuiabá, uma paralisação de 24 horas. Eles protestam contra o congelamento dos salários do funcionalismo federal até 2019.

Os professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizam nesta quinta-feira (28), em Cuiabá, uma paralisação de 24 horas. Eles protestam contra o congelamento dos salários do funcionalismo federal até 2019. Mais 24 mil alunos da UFMT vão ficar sem aula.


Durante esta manhã, mais de 200 professores fizeram uma caminhada pelo Centro de Cuiabá. O ato público foi marcado para ocorrer na Praça Alencastro, em frente à Prefeitura. De maneira simbólica, eles bloquearam uma das principais avenidas da cidade por um minuto.

Além de reajuste salarial, os professores cobram melhores condições de trabalho. Há uma reclamação em relação ao espaço de trabalho disponibilizado ao professor na UFMT e em outras universidades federais, como falta de salas e de equipamentos mais sofisticados para laboratórios.

De acordo com a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (Adufmat), há uma negociação com o Governo Federal há muitos anos e eles esperam que, a partir das manifestações, exista um avanço nas solicitações feitas pelos docentes.

Os professores das universidades federais também lutam por um Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), que foi apresentado pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) ao Governo Federal, como contraproposta ao que já está tramitando no Congresso Nacional.

Na visão dos professores, o plano elaborado durante o governo Lula, ainda em trâmite, coloca em risco alguns pilares conquistados, historicamente, pelo Movimento Docente, como o regime de Dedicação Exclusiva e a produção intelectual socialmente referenciada, ou seja, a serviço da sociedade. Com informações do G1.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet