Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Respeitar espaços é importante para o relacionamento, diz especialista

Depois do Bem Estar desta sexta-feira (29), o médico de família Ademir Lopes Júnior, convidado do programa, continuou respondendo a perguntas sobre o relacionamento a dois.


Para o especialista, saber reconhecer a individualidade de cada um é importante para que um relacionamento funcione. Há muitas atividades que podem e devem ser feitas em conjunto, mas é saudável que as duas pessoas tenham tempo para dedicar a si mesmas.

Lopes disse que um dos problemas mais comuns é quando uma pessoa se impõe sobre a outra. Quando só um toma todas as decisões pelo casal, é sinal de que ele não sabe respeitar o espaço do parceiro. Este, por sua vez, tende a se anular e a ficar com a autoestima baixa.

O médico afirmou, ainda, que crises no relacionamento são normais e que não existe uma regra, como o mito do sétimo ano de casamento, por exemplo.

Saúde

Apesar de as pessoas casadas terem maior expectativa de vida, como aponta uma pesquisa britânica, o ato de viver com alguém não implica necessariamente uma vida mais saudável.

Segundo o médico de família, a tendência é de que as pessoas ganhem peso depois do casamento por deixarem de lado os exercícios físicos e se dedicarem a outros projetos, como ter filhos ou comprar uma casa nova.

O especialista recomendou que os casais criem rotinas saudáveis a dois, o que pode variar desde a escolha do cardápio do almoço até o programa de fim de semana. Em vez de convidar o parceiro para beber em um bar, é melhor chamá-lo para caminhar ou correr no parque.

Instinto e sentimentos

Lopes explicou também como o olfato humano lida com o cheiro do parceiro. Ele disse que os feromônios não funcionam em nós da mesma forma que nos animais. Para eles, o cheiro causa um reflexo orgânico e instintivo.

Já nos seres humanos, pensamentos, sentimentos e relações sociais ganham muito mais importância. Ninguém se apaixona por alguém apenas pelo cheiro. O que acontece é que o olfato pode remeter a uma memória. Assim, o cheiro do companheiro está ligado a experiências felizes, por isso causa sensação positiva e é possível reconhecê-lo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet