Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Teles Pires/ Tapajós

Governo propõe audiência para discutir implantação de hidrovia

A convite da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, o Governo do Estado participou de uma audiência pública para discutir a implantação da hidrovia Teles Pires/ Tapajós. Uma audiência positiva em que o Ministério dos Transportes, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), se propôs a contratar os estudos de viabilidade econômica e ambiental da hidrovia. A reunião foi realizada na noite de sexta-feira (29.04), no Sindicato Rural de Sinop (a 500 km ao Norte de Cuiabá), com participação de senador, deputados, prefeitos e vereadores da região e população em geral.


O secretário-chefe da Casa Civil, José Lacerda, presente na audiência, destacou que a hidrovia Teles Pires/ Tapajós é um projeto de desenvolvimento do Estado que amplia o sistema intermodal de transporte e que possui grandes perspectivas. “Essa discussão foi necessária para acelerar o processo e o que depender do Governo do Estado para implantação da hidrovia iremos colaborar”, afirmou o secretário.

Na ocasião, Lacerda sugeriu uma reunião em Brasília com os Ministérios dos Transportes, de Minas e Energias, deputados estaduais e federais e demais representantes envolvidos com o objetivo de avançar nas emendas e recursos para construção da hidrovia, além de desenhar uma engenharia cronológica de implantação de eclusas nos rios Teles Pires, Tapajós e Juruena.

O secretário extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes de Mato Grosso, Francisco Vuolo, ressaltou que a responsabilidade de construção e implantação da hidrovia é do Governo Federal, que apresentou interesse em colocar como prioridade a liberação dos recursos para estudo de viabilidade. “A discussão foi fundamental para oportunizar a construção de eclusas visando o transporte hidroviário. A hidrovia Teles Pires-Tapajós sairá de Sinop, passará por Alta Floresta e irá chegar até Santarém, com 1.576 km de extensão”, acrescentou.

Segundo Vuolo, a construção da hidrovia irá beneficiar a região pelo setor produtivo com o modelo de transporte hidroviário. “A hidrovia Teles Pires-Tapajós irá garantir um melhor escoamento da produção do Norte do Estado”, pontuou.

O secretário de Transporte e Pavimentação Urbana, Arnaldo Alves, destacou que a audiência levou à sociedade esclarecimentos sobre a viabilidade da hidrovia (eclusas e barragens). “A hidrovia irá aumentar a economia local, estadual e nacional. Além de ajudar no desenvolvimento do Estado e do país”, disse.

A audiência pública foi proposta pelos deputados Baiano Filho e Dilmar Dal Bosco.

PRESENÇAS

Também estiveram presentes na audiência, o senador Jaime Campos; a deputada estadual, Luciane Bezerra; deputados federais Neri Geller e Roberto Dorner; o prefeito de Sinop, Juarez Costa; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sinop, Mauro Muller; o presidente da Câmara Municipal de Sinop, Remídio Kuntz; o presidente do Sindicato Rural de Sinop, Antônio Galvan; o coordenador do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira; o coordenador de Manutenção e Operação de Hidrovias do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Flávio Acatauassú Nunes; representantes do Conselho de Desenvolvimento da Região Norte (Codenorte); da Ordem dos Advogados do Brasil, entre outros participantes.

As informações são da assessoria.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet