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Sexta-feira, 19 de julho de 2024

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Governo de MT lança campanha e meta é reduzir 65% das queimadas

Foto: Marcos Negrini/Secom-MT

Governo de MT lança campanha e meta é reduzir 65% das queimadas
Numa ação conjunta entre os três poderes, o governo do Estado lançou a campanha Mato Grosso Unido Contra as Queimadas com a meta audaciosa de reduzir em 65% o número de focos de calor e melhorar a qualidade de vida das pessoas. A solenidade de lançamento ocorreu na manhã desta sexta-feira (6) e reuniu representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e o Comitê Estadual de Gestão do Fogo.


O governador Silval Barbosa (PMDB) destacou a importância do envolvido de todos os setores e segmentos da sociedade, principalmente, no trabalho de conscientização dos males provocados pelas queimadas e enfatizou a necessidade de levar a campanha para o interior. O chefe do Executivo lembrou ainda que as pequenas propriedade e assentamentos são onde ocorrem os maiores focos de queimadas.

“É um trabalho de conscientização e envolvimento de todos. Um plano de combate às queimadas, como foi elaborado, levando à conscientização por meio dos veículos de comunicação, consórcios, escolas e toda uma base organizada teremos resultado positivos. Tem de chegar ao interior, nas pequenas propriedades, que é onde ocorrem os maiores focos de queimadas”, afirmou Silval durante entrevista coletiva, logo após o lançamento da campanha.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Alexander Maia, garantiu que a meta é possível de ser alcançada, mesmo diante dos números negativos dos últimos anos em que as queimadas só aumentaram em Mato Grosso e destacou que a redução de 65% foi baseada no critério da qualidade de vida da sociedade.

“Meta de redução de 65% é possível de ser alcançada e somos audaciosas mesmo, porque precisamos entender que a meta foi trabalhada numa condição mínima do padrão de vida das pessoas e não podemos pensar em nada abaixo do que isso”, afirmou Maia.

O gestor enfatizou ainda que o Estado gasta muito com o aumento de consultas e internações, no período de julho a setembro, devido aos problemas respiratórios ocasionados pelas queimadas, portanto o foco da campanha está na saúde das pessoas.

“Vamos focar a questão da saúde e qualidade de vida. É impressionante quando vemos os números e notamos como aumentam as internação e consultas em consequência dos problemas respiratórios nos meses de julho a setembro em Mato Grosso. Essas internações custam caro para o povo de Mato Grosso e para o Estado, por isso precisamos sensibilidade e conscientizar a população”, enfatizou.

A primeira fase da campanha será de caráter preventivo e terá ações de educação ambiental, com a ajuda da rede estadual de ensino, além de palestras e audiências públicas. O objetivo é fazer com que as informações cheguem principalmente os municípios do interior, muitos afetados e prejudicados com as queimadas. As audiências serão coordenadas pelo Ministério Público Estadual e Tribunal de Justiça, com apoio do Governo do Estado e demais parceiros.

As audiências públicas serão realizadas, até o fim do mês de junho nos municípios de Rondonópolis (09.05), Sinop (12.05), Tangará da Serra (16.05), Juara (23.05), Juína (24.05), Aripuanã (25.05), Alta Floresta (07.06), Guarantã do Norte (08.06), São Félix do Araguaia (14.06), Canarana (16.06) e Cáceres (21.06).

Outro ponto forte da campanha será a fiscalização no período proibitivo que vai de 15 de julho a 15 de setembro e terá um efetivo com cerca de 600 homens atuando nesta área. Além disso, Mais explicou que foi criado um plano articulado para Mato Grosso e a vistoria será divida com o governo federal em determinas áreas.
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