Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Cidades

PROVAS

PF faz segunda parte de operação que prendeu caçadores no nortão

Foto: Campo Grande News

Ossadas de onças e veados estavam em fazenda

Ossadas de onças e veados estavam em fazenda

A Polícia Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) apreenderam, hoje, em Aquidauana (MS), dois crânios de onça, três metros e meio de couro de sucuri e 12 galhadas de cervo, além de armas, na segunda etapa da “Operação Jaguar”, que em 2010 prendeu seis caçadores de onça em uma fazenda em Nova Santa Helena (620 km ao Norte de Cuiabá).


Naquela ocasião, foram para trás das grades o dentista Eliseu Augusto Sicoli – que residia em Cascavel (PR) e era apontado como líder da quadrilha que promovia “safáris” em Mato Grosso, e quatro argentinos e um paraguaio, que teriam pago cerca de R$ 2 mil cada para irem caçar onça no Nortão.

A segunda etapa da operação foi desencadeada nesta sexta-feira para proteger provas. Um vídeo sobre matança de onças levou o Ibama e a PF a localizar, em uma fazenda no município de Aquidauana, duas cabeças de animais silvestres e armamentos de uso restrito de órgãos de segurança, entre eles, uma pistola 357, fuzis de caça, espingardas e uma enorme quantidade de munição.

A ação desencadeada nesta semana começou com um vídeo enviado por um denunciante norte-americano, após tomar conhecimento da operação Jaguar. Com esse material, agentes do Escritório Regional do Ibama de Corumbá e da Polícia Federal chegaram ao novo alvo.

As duas cabeças de onças-pintadas abatidas encontradas na fazenda estão sendo agora periciadas na Embrapa Pantanal. Após a perícia, o Ibama lavrará o auto de infração e multará a proprietária da fazenda.

A multa regular para esse tipo de crime ambiental é de R$ 5 mil por animal abatido, já que a onça pintada está na lista de animais ameaçados de extinção. Porém, a penalidade deverá ser dobrada por envolver também o uso comercial para fins de turismo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet