Olhar Direto

Sexta-feira, 04 de outubro de 2024

Notícias | Política MT

História

Governador inaugura Memorial da Guerra do Paraguai e destaca cultura

Foto: Josi Pettengill/Secom-MT

Governador de Mato Grosso, Silval Barbosa e prefeito de Barão de Melgaço, Marcelo Ribeiro, inauguram o Memorial da Guerra do Paraguai, em Barão de Melgaço

Governador de Mato Grosso, Silval Barbosa e prefeito de Barão de Melgaço, Marcelo Ribeiro, inauguram o Memorial da Guerra do Paraguai, em Barão de Melgaço

O governador Silval Barbosa participou. em Barão de Melgaço (113 Km ao Sul de Cuiabá), na manhã deste sábado (07), da inauguração do Memorial Guerra do Paraguai, edificação firmada entre o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT) e Secretaria de Estado de Cultura (SEC).


O ato é parte da programação do aniversário de Mato Grosso, que na próxima segunda-feira (09) completa 263 anos. O espaço abriga as memórias da Guerra do Paraguai, conflito armado que ocorreu entre os anos de 1865 e 1870, entre a Tríplice Aliança (Brasil, Uruguai e Argentina) contra o Paraguai.

O governador Silval Barbosa lembrou da guerra e disse que o povo saiba reconhecer o que anos atrás aconteceu nesse lugar. Logo no início da fala os fogos estouraram e o chefe do Executivo estadual disse que eles servem para mostrar a cordialidade que hoje existe entre os dois países. Silval cumprimentou a cônsul do Paraguai, Angela Maria Fernandez, que também estava presente, como gesto de integração. “É essa a relação que nós queremos, para estreitar os laços”, disse.

Silval falou da população melgacensse, sempre receptiva, a qual o Governo do Estado tem colocado como prioridade a ligação asfáltica integrando o município na rota do turismo, proporcionando geração de emprego e renda e fortalecendo o turismo. “Contem com nosso apoio, com a nossa parceria, como no dia de hoje, trazendo benefícios como este que engrandecem a vida de uma cidade. Um povo sem memória é um povo sem história”.

Para a presidente do IHGMT, Elisabeth Madureira Siqueira, o Instituto, que já completou 91 anos de existência e ampara todos os projetos culturais, geográficos e históricos do Estado, sente-se honrado em ser parceiro deste resgate para a população, não só de Barão de Melgaço, mas também de todo Mato Grosso. “Nesse memorial, além da valorização cultural, será preconizado trabalhos sociais de capacitação para a população para que essa edificação seja de uso comum”, disse a presidente. Ela lançou a ideia à administração municipal de se construir um Instituto Histórico e Geográfico em Barão de Melgaço para o fomento à cultura numa cidade que tem tanta bagagem histórica e cultural.

Ao falar da alegria e responsabilidade que um marco físico como este representa para a história de um povo, o secretário de Estado de Cultura, João Malheiros, destacou o respeito pelas vidas que ali se perderam na época da Guerra do Paraguai. “Esse memorial é um instrumento para conhecermos o nosso passado, um resgate como se faz jus e fundamental para entender a riqueza do povo mato-grossense”, disse Malheiros ressaltando a participação do Governo do Estado que “não mede esforços para valorizar a nossa cultura. O secretário desejou ainda que esse museu seja algo que possa alavancar a cultura e que “lembremos da guerra mas que lutemos pela paz”.

Os investimentos e a parceria do Governo do Estado, que são revertidos em desenvolvimento e esperança para Barão de Melgaço foram citados pelo prefeito Marcelo Ribeiro ao falar que a união entre os governos estadual e municipal proporcionam ações como essa, que servem também para mostrar a história para o Brasil e o mundo.

Marcelo Ribeiro lembrou ainda que o Memorial servirá para alavancar o turismo, principalmente com a Copa do Mundo de 2014. “Será um passo importante, alavancando a cultura e o turismo da nossa região. Somos um povo humilde, mas um povo hospitaleiro. Graças à parceria com o Governo do Estado estamos no caminho do desenvolvimento”.

As informações são da assessoria de imprensa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet