Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Política MT

CPI que vai investigar denúncias de violência sexual ganha força no Estado

Na manhã desta terça-feira (10), o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso, deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR), recebeu em seu gabinete, na Assembleia Legislativa, o Inspetor da Polícia Federal de Mato Grosso, Atila Calonga, a coordenadora do Centro de Controle de Enfrentamento Homofóbico, Cláudia Carvalho, a presidente da Comissão da Infância e Adolescente da OAB, Rosarinha Bastos e a coordenadora da Comissão Interestadual do Centro Oeste de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Dilma Camargo.


O grupo se solidarizou para dar apoio ao parlamentar autor da Comissão Parlamentar de Investigação (CPI), que vai investigar denúncias de exploração sexual contra crianças e adolescentes, aprovada pela Comissão de Direitos Humanos, no dia 28 de Abril.

“Acredito que com a abertura da CPI vamos ter mais visibilidade, os casos virão a público e conseguiremos fazer justiça às vítimas de abuso, exploração e pedofilia. A CPI vai ser como uma lente de aumento para a sociedade”, disse Calonga.

Para Emanuel Pinheiro, o foco da CPI é a exploração sexual de crianças e adolescentes. “Vamos trabalhar juntos com a sociedade para combater essas práticas criminosas que além de destruir famílias, mata o sonho dessas crianças”, frisou.

De acordo com a coordenadora Cláudia é muito importante o papel da Comissão de Direitos humanos e o engajamento do deputado Emanuel Pinheiro na causa. “Estamos vendo na iniciativa do deputado uma luz do fim do túnel, a iniciativa é nobre, precisávamos de um apoio político que abraçasse a nossa luta, por que a sociedade, especificamente as crianças e adolescentes estão cada vez mais entregues a violência sexual, seja pelo abuso, exploração ou pedofilia”, declarou.

Pinheiro recebeu das mãos do inspetor, um levantamento de pontos vulneráveis nas rodovias federais de Mato Grosso.

Rosarinha Bastos, salientou que a abertura da CPI, vai trazer visibilidade a toda camada social que atualmente está invisível. “Para alavancar os trabalhos da CPI e da Comissão de Direitos Humanos, presidida pelo deputado Emanuel Pinheiro, assino em baixo e me coloco a disposição”, pontuou.

O presidente levantou um questionamento importante, “Para a Copa de 2014, Mato Grosso está preparado para combater a exploração sexual? Porque com o advento do Mundial em Cuiabá, o índice de exploração sexual pode saltar, causando preocupação nos que estão empenhados na luta contra esses crimes bárbaros que traumatizam a sociedade”, indagou.

Dilma Camargo, que teve na família um caso de violência sexual seguido de morte, se colocou a disposição do presidente, também da Comissão, e da CPI, para esse enfrentamento. “Vamos trabalhar em parceria com o parlamento, vamos dar apoio, sustentação em tudo que for necessário”, declarou.

Durante a reunião ficou agendada um próximo encontro para o dia 31 de maio, onde planos de trabalho, estratégias, levantamentos técnicos, índices específicos dos casos serão apontados para inicio dos trabalhos da CPI.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet