Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Política BR

'País tem coisa mais séria para discutir', diz Pertence sobre diárias

O presidente da Comissão de Ética da Presidência, Sepúlveda Pertence, disse nesta segunda-feira (16) que o Brasil tem coisas "mais sérias" para debater do que o uso indevido de diárias pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda. Recentemente, ela foi acusada de fazer uso de diárias no Rio de Janeiro sem cumprir agenda oficial. Depois de consultar a Controladoria-Geral da União (CGU), a ministra se comprometeu a devolver os pagamentos referentes aos fins de semana passados na capital fluminense.


Segundo Pertence, o caso não será objeto de investigação pela Comissão de Ética. "Houve um problema de diárias que foram devolvidas. O país tem coisa mais séria para discutir", afirmou, após reunião da comissão. Ana de Hollanda teria recebido R$ 35,6 mil por 65 diárias nos últimos quatro meses. De acordo com reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo", em pelo menos 16 dessas diárias, ela não possuía compromissos de trabalho.

Em nota, o Ministério da Cultura negou "impropriedade na conduta da ministra". O texto dizia que, em alguns casos, o valor da diária para hospedagem era menor do que o necessário para pagar as passagens de ida e volta. Após ser consultado por Ana de Hollanda, a CGU achou "conveniente" a devolução das diárias utilizadas sem que a ministra estivesse a trabalho no Rio.

“Tendo em vista que em algumas das viagens a ministra permaneceu no Rio de Janeiro nos finais de semana a fim de atender a compromissos oficiais na segunda-feira, chegou-se ao entendimento conjunto de que seria mais conveniente a devolução dos valores correspondentes às diárias recebidas naqueles dias em que não houve compromissos oficiais: 09/01, 16/01, 10/04 e 16 e 17/04, o que será providenciado nos próximos dias”, disse a CGU.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet