Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

NORTÃO

Ibama aplica multa de R$ 8.9 milhões por mil ha queimados

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) encontrou uma área de 1.1 mil hectares de floresta queimados, no município de Itaúba (600 km de Cuiabá)...

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) encontrou uma área de 1.1 mil hectares de floresta queimados, no município de Itaúba (600 km de Cuiabá), durante fiscalização da Operação Disparada, e vai aplicar multa de R$ 8.9 milhões aos proprietários, que também terão as áreas embargadas e devem responder judicialmente por crime ambiental.


A ação foi executada para averiguar informação levantada pelo Ibama, de que os créditos virtuais gerados em uma área de exploração autorizada, estariam sendo utilizados para ocultar madeira ilegal oriunda de outras áreas. Na fiscalização também foram encontradas 389 toras explanadas pronta para serem retiradas da mata.

Perto da propriedade onde havia a exploração ilegal, dois caminhões carregados de madeira em toras foram apreendidos, devido diferenças entre os volumes e as espécies transportadas com os dados constantes das Guias Florestais apresentadas pelos caminhoneiros no momento da fiscalização.

Os caminhões e a madeira que transportavam foram conduzidos para Sinop, onde estão depositados sob a responsabilidade da Gerência Executiva do Ibama no município. A operação foi conjunta com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e a Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso e contou também com o apoio de dois helicópteros, informa a assessoria.

Foto: Ascom

Segundo o Ibama, depois de tirar madeira de valor comercial, donos colocam fogo na floresta
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet