Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Cidades

ação inédita

Fábrica de colchões se instala em presídio de MT

Um projeto de ressocialização em penitenciárias, inédito no país, começa a ser implantado em Mato Grosso. Na manhã de hoje (18), o governo do Estado firmou parceria com a primeira empresa...

18 Mai 2011 - 13:11

Especial para Olhar Direto - Laura Petraglia

Foto: Josi Pettengill/Secom-MT

Silval Barbosa na assinatura do protocolo da implantação da indústria de colchão no presídio Pascoal Ramos

Silval Barbosa na assinatura do protocolo da implantação da indústria de colchão no presídio Pascoal Ramos

Um projeto de ressocialização em penitenciárias, inédito no país, começa a ser implantado em Mato Grosso. Na manhã de hoje (18),  o governo do Estado firmou parceria com a primeira empresa que fará parte do ‘Presídio Produtivo’, a indústria de Colchões Pelmex/Probel, que montará uma de suas fábricas dentro Presídio Pascoal Ramos e utilizará a mão-de-obra dos reeducandos para produção em larga escala de seus produtos.


A s instalações da fábrica começarão a ser construídas de imediato, com investimento de R$ 8,8 milhões. O local, que gerará inicialmente 300 empregos diretos e 604 indiretos, contará com a mão de obra dos presos. A fábrica terá capacidade para produzir anualmente aproximadamente 204 mil colchões.

A novidade deste processo, é que além de produção industrial em grande escala dentro de um presídio, o ciclo de reinserção social dos reeducandos deve ser completo, já que envolve qualificação de mão-de-obra, remissão de pena – para cada três dias trabalhados, será menos um dia preso -, remuneração salarial, e a destinação do produto final, que será comercializado pela empresa City Lar.

A assinatura do termo de cooperação técnica aconteceu no gabinete do governador Silval Barbosa (PMDB), e contou com a presença dos secretários de Estado de Justiça e Direitos Hunanos, Paulo Lessa, de Segurança Pública, Diógenes Curado, de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, além dos representantes das empresas Pelmex/ Probel e Citylar.

Em troca dos investimentos no Estado, as empresas ganharão incentivo fiscal de 95% de abatimento do ICMS, por 10 anos. De acordo com o governador, atualmente o sistema penitenciário de Mato Grosso abriga cerca de 12 mil detentos e o custo para mantê-los é elevado.

“Com o presídio produtivo ou presídio industrial, ele [o preso] vai se pagar (o custo do preso para o sistema penitenciário) e sobrará dinheiro para ajudar a família”, disse Silval,

Selo Social

Em breve o governo do Estado deve criar um selo social para as empresas que apóiam projetos como esses. “Precisamos que estas empresas que investem no social, sejam reconhecidas nacionalmente”, finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet