Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Economia

Biodiesel

Jayme Campos critica leilões de biodiesel da ANP

O senador Jayme Campos (DEM-MT) ocupou a tribuna, nesta quinta-feira (19), para fazer uma análise do biodiesel no Brasil e fez duras críticas ao que chamou de “sistema predatório” nos leilões públicos de comercialização do combustível (...)

O senador Jayme Campos (DEM-MT) ocupou a tribuna, nesta quinta-feira (19), para fazer uma análise do biodiesel no Brasil e fez duras críticas ao que chamou de “sistema predatório” nos leilões públicos de comercialização do combustível, praticados na atualidade pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).


“Antes, os leilões eram realizados de forma presencial. Com transparência. Hoje, os lances são virtuais e os itens, lamentavelmente, inviabilizam a participação das usinas de pequeno e médio porte e favorecem os grandes fornecedores”, disse o senador.

Jayme Campos disse que “injustiças” estão acontecendo na indústria do biodiesel. “Essa circunstância tende à formação de cartéis, à canibalização do setor e resulta em graves distorções, não só do ponto de vista econômico e administrativo, como do ponto de vista social, uma vez que sabota os próprios princípios do programa governamental, cuja política se comprometeu exatamente com os pequenos e médios usineiros”, afirmou Jayme.

Em seu discurso, o senador reivindicou um novo marco regulatório para o setor e disse que vai apresentar requerimento pedindo Audiência Pública na Comissão de Agricultura, para discutir com representantes da indústria brasileira de biodiesel e do governo federal “novas proposições legislativas” para o setor.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet