Os peixes são alimentos tradicionais da Semana Santa. Nesta época há uma procura muito grande pelo produto, que necessita, por exemplo, de boas condições de conservação para não colocar em risco a saúde das pessoas. A Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-MT) orienta sobre os cuidados necessários para compra desses alimentos.
Para os peixes frescos, o consumidor deve estar atento, principalmente, às condições de armazenamento e higiene do produto. No supermercado, o pescado deve estar exposto em balcão frigorífico, e na feira, envolto em gelo picado, sempre protegido do sol e de insetos. O feirante ou vendedor deve usar luvas ao manusear o produto.
Atenção ainda, na aparência do pescado. Pressione os dedos verificando se a barriga do peixe está firme, se os olhos estão brilhantes e salientes e se as escamas estão presas ao corpo do pescado. Peixe muito mole, com os olhos turvos ou escamas soltas indica má conservação do produto. Por isso, deve-se evitar a compra de peixes em postas ou filés, pois assim não há como avaliar as características necessárias para a boa qualidade do que está prestes a adquirir.
Já para os produtos congelados, é importante observar se o balcão de armazenamento não está superlotado, o que impede a circulação de ar refrigerado e compromete sua qualidade. Outra dica está relacionada ao carimbo do S.F.I. (Serviço de Inspeção Federal) ou S.I.M. (Serviço de Inspeção Municipal), que traz a data de acondicionamento e o prazo de validade do produto.
Produtos congelados devem ser conservados sempre a temperaturas inferiores a 18 graus e resfriados abaixo de zero grau. Não é recomendável o consumo de produtos “suados”, pois pode indicar que o equipamento de refrigeração foi desligado ou teve sua temperatura diminuída temporariamente.
Bacalhau e outros peixes secos não devem apresentar manchas vermelhas ou pintas pretas no dorso nem umidade, indicando assim, a presença de bactérias (bolor). No caso de enlatados, evite latas amassadas e estufadas. Depois de descongelado, se recomenda o preparo e consumo imediato do peixe.
Vale lembrar que os comerciantes são obrigados a cumprir as ofertas apresentadas em anúncios ou folhetos publicitários. Na hora de registrar a compra, o preço equivale á oferta divulgada, portanto o consumidor deve ficar atento e exigir que seus direitos sejam respeitados.
Para consultas, reclamações ou denúncias por falta de higiene ou má conservação de alimentos, o Procon-MT atende em sua sede (Edifício Eldorado Executive Center, Av. do CPA, 917 Bairro Araés - ao lado da Polícia Federal) de segunda à sexta-feira, das 12h às 18h. Os consumidores podem ainda se dirigir ao posto de atendimento do órgão no Ganha Tempo (Praça Ipiranga, Centro), que funciona das 07h30 às 18h30 de segunda a sexta e, aos sábados, das 07h30 às 13h. Para mais informações, ligue 151 ou 3613-8500.