Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Meio Ambiente

CONFIANTE

Governador diz que Código Florestal não vai possibilitar novos desmates

Foto: Ademir Jr.

Silval e ministra observando toras e caminhão apreendidos

Silval e ministra observando toras e caminhão apreendidos

O governador Silval Barbosa (PMDB) disse nesta quarta-feira, em Sinop, ao Olhar Direto, que o Código Florestal aprovado na Câmara dos Deputados vem para estabelecer regras – já que é Lei – e que não concorda que o texto do relator Aldo Rebelo (PCdoB/SP) vai possibilitar o aumento do desmatamento – conforme apontam ambientalistas.


“Não acredito nisso porque o desmatamento, quando você tem uma regra do que pode ser feito na área, tem que ser obedecida. A partir daí quem faz desmates fora da Lei está cometendo ilícito e o Estado vai estar presente, junto com o governo federal, para punir os infratores”, falou.

Silval argumentou ainda que a devastação ilegal da floresta em Mato Grosso vem caindo drasticamente desde 2003, e que o aumento nos meses de março e abril deste ano é caso pontual. “A redução no desmate ilegal nos últimos oito anos foi de 93% e a tendência é cair mais. Podem analisar no final deste ano que certamente o desmatamento será menor que no ano passado”, sustentou.

Já o secretário de Estado de Meio Ambiente, Alexander Maia, afirma que o Código Florestal tem pontos positivos e negativos para Mato Grosso. “Depende da ótica de quem analisa, mas com certeza há vários pontos positivos para o Estado”, falou o secretário à reportagem.

Maia disse que precisa esperar a aprovação do texto no Senado Federal – que pode fazer modificações – e a sanção ou veto da presidente Dilma para, somente então, emitir uma opinião mais aprofundada sobre o tema. “Haverá uma avaliação futura, mas uma coisa é verdade, jamais estaremos satisfazendo todos os setores da sociedade”, comentou.

O governador e o  secretário estiveram em Sinop acompanhando a ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, que lançaram uma “operação integrada” entre Ibama, Força Nacional de Segurança, Polícia Federal e Exército para fazer frente ao avanço do desmate ilegal em Mato Grosso, registrado no começo de 2011 – aproximadamente 480 km².
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet