Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Esportes

Brawn GP: sensação ou farsa em 2009?

O que é a Brawn GP? Brigará pelo título ou repetirá o fracasso da Honda? A escuderia criada sob base na extinta Honda causou a maior expectativa para o início da temporada 2009 do Mundial de Fórmula 1 ao surpreender nos testes coletivos em Jerez de la Frontera e Barcelona.


No entanto, a Brawn GP não surgiu do nada. No meio do ano passado, a Honda sofria com o RA108 e lutava pelas últimas posições do grid com a Force Índia. Neste momento, a cúpula da escuderia decidiu não trabalhar mais intensamente no desenvolvimento do modelo e passou a se concentrar no novo carro para 2008, conhecido como BGP 001.

Essa é apontada como uma das razões da vantagem da Brawn para outras escuderias. A equipe se adiantou quanto às mudanças do regulamento de 2009 e soube trabalhar melhor na criação do carro. Em seguida, a Brawn GP partiu para Espanha. Primeiro, em Barcelona, onde chegou e já conseguiu desbancar na maior parte dos ensaios rivais como McLaren, Ferrari e BMW, irritando o chefe de equipe da Renault, Flavio Briatore.

No passado, escuderias sem tanta estrutura, como a extinta Arrows, usavam carros irregulares na pré-temporada para conseguir bons tempos e atrair patrocinadores.

"Se você não tem patrocinadores no seu carro (a Brawn é a única das dez equipes que não tem parceiro ainda), você vem para cá e faz grandes tempos de volta. Do contrário, você foca na preparação da sua máquina", disse Briatore.

Para Felipe Massa, vice-campeão em 2008, a escuderia britânica merece ser vista de perto. "Eu estou um tanto satisfeito com a nossa performance comparada com os outros... exceto com a Brawn", disse o piloto brasileiro da Ferrari.

De acordo com a imprensa européia, o carro da Brawn GP soube aproveitar mais o novo regulamento e conseguiu abrir vantagem, especialmente no uso dos difusores e de alguns dispositivos aerodinâmicos, apesar da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) ter ampliado as restrições das pequenas asas espalhadas nos carros, como acontecia até a última temporada.

"A Brawn usou uma escapatória no regulamento que sempre esteve ali. E entendemos que o resto das equipes tenha outro ponto de vista", disse o delegado da FIA, Charlie Whiting.

O próprio Rubens Barrichello disse em entrevista ao SporTV que ficou intrigado com o carro da Brawn GP, após ter passado um ano difícil na antiga Honda.

"Fui atrás para ver se o meu carro estava com menos peso, eu fui, afinal de contas, os tempos eram muito expressivos. Não existe possibilidade de blefe. Existe sim uma pista que se adapta melhor ao carro do que outra", comentou.

Renascimento

No início de dezembro de 2008, a Honda surpreendeu ao anunciar o adeus à Fórmula 1. Com uma das marcas mais famosas da categorias, a montadora japonesa culpou a crise financeira internacional para cortar os investimentos.

Com a decisão, a fábrica da equipe de F-1, em Brackley, no Reino Unido, foi colocada à venda e o futuro de dois pilotos - Jenson Button e Rubens Barrichello - ficava indefinido.

No entanto, a Honda não conseguiu encontrar um comprador e decidiu passar a operação da fábrica para Ross Brawn, diretor esportivo da equipe e famoso por ter sido campeão pela Ferrari e Benetton ao lado do alemão Michael Schumacher.

Sem patrocinadores neste primeiro momento, Brawn recebeu apoio da própria Honda para o investimento inicial e de Bernie Ecclestone, dono dos direitos comerciais da F-1, que temia a redução do grid para 18 carros. Além disso, o novo dono de escuderia fechou um acordo com a Mercedes-Benz para o fornecimento de motores.

Como não conseguiu testar nos meses de janeiro e fevereiro, a Brawn GP decidiu apostar na permanência dos experientes Button e Barrichello, o último estava ameaçado de perder a vaga para Bruno Senna.

O sobrinho do tricampeão mundial de F-1 havia testado ainda pela Honda, em dezembro, e era um nome forte dentro da montadora em razão da parceria de sucesso entre Ayrton Senna e a marca japonesa no passado.

No momento que foi anunciada a nova equipe, Brawn decidiu apostar em Barrichello por ter confiança no brasileiro para o acerto do carro e a longa parceria que tiveram nos anos dourados da Ferrari no início dos anos 2000.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet