Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Cidades

acerto de contas

Sindicatos entram em acordo com Silval e suspendem greve da Saúde

Depois de uma reunião tensa na manhã de hoje entre os Sindicatos dos Médicos e dos Profissionais da Enfermagem, com o governador Silval Barbosa (PMDB), os trabalhadores do setor resolveram suspender o movimento grevista na capital.


Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos (Sindimed), Edinaldo Fonseca, o voto de confiança foi dado ao governador depois que ele se comprometeu a disponibilizar de imediato 240 leitos para o Sistema Único de Saúde (SUS). Desse total pelo menos 160 serão na rede hospitalar privada (60 no Hospital Santa Helena em Cuiabá), 60 no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, e 120 vagas em Sinop.

Durante o encontro com o governador, também estiveram presentes parlamentares estaduais e federais, além do secretário de Estado e Saúde, Pedro Henry (PP). Na oportunidade os representantes dos médicos e enfermeiros entregaram um dossiê de 200 páginas que relata o histórico do caos que se instalou na saúde pública de Mato Grosso.

Segundo o presidente do Sindimed, dentro dos próximos dias deve ser formada uma comissão que vai elencar de maneira conjunta os principais gargalos da saúde na capital, para, posteriormente, poder discutir junto com o governo do Estado, maneiras de sanar os problemas.

“O governador se mostrou muito solícito e nos pediu um voto de confiança. Diante da iniciativa dele em ajudar a ajudar a solucionar os problemas da saúde em Cuiabá, e da proposta de uma atuação conjunta, abrimos esse canal de comunicação e nosso movimento de greve está suspenso”, declarou.

Segundo Edinaldo, durante a reunião que aconteceu no gabinete do governador, não foi abordado nada em relação à estadualização da Saúde, mas admitiu que com essa aproximação entre os Sindicatos e o governo, é bem provável que o assunto entre em pauta em breve e que seja de mais fácil aceitação.

Participaram da reunião os deputados estaduais Romoaldo Junior (PMDB), e o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR). Além deles o deputado federal Valtenir Pereira, também esteve presente e prometeu trabalhar em Brasília PR mais recursos para a Saúde em Mato Grosso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet