Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Dilma e Mujica assinam 15 novos acordos bilaterais

A presidente do Brasil, Dilma Roussef, e o presidente do Uruguai, José Mujica, comprometeram-se nesta segunda-feira a fortalecer a relação bilateral e de integração regional - no Mercosul e na Unasul - após firmarem quinze acordos de cooperação em Montevidéu.

Em uma declaração conjunta após o encontro de aproximadamente duas horas, ambos os líderes ratificaram seu "firme compromisso com o fortalecimento" da Unasul e seu "compromisso prioritário com a consolidação do Mercosul como instrumento de melhora da qualidade de vida de seus povos e de inserção internacional do bloco".

Em seguida, ambos endossaram a "necessidade de reforma das Nações Unidas, em particular do Conselho de Segurança, com o objetivo de convertê-lo em um órgão mais representativo, legítimo e eficaz", segundo o texto.

Também enfatizaram a importância de "obter resultados concretos durante a sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas".

Dilma chegou a Montevidéu pouco antes do meio-dia e se dirigiu ao Centro de Desenvolvimento de Conteúdos e de TV digital do Laboratório Tecnológico do Uruguai (LATU), construído em cooperação com o Brasil, onde foi recebida por Mujica.

O Uruguai - que adotou em dezembro de 2010 a norma de televisão digital nipônico-brasileira, levando-se em conta que inicialmente seria adotada a norma europeia - firmou nesta segunda-feira com o Brasil um Acordo Complementar ao Acordo Básico de Cooperação Científica e Técnica para a implementação do projeto de TV digital e para aprofundar a chegada da banda larga.

A presidente brasileira viajou acompanhada de oito ministros, que firmaram em Montevidéu 15 acordos com seus pares uruguaios, a maioria deles sobre integração física e energética.

Dilma e Mujica - que tiveram um primeiro encontro em janeiro, em Brasília - concordaram em manter reuniões bilaterais trimestrais e voltarem a se reunir no segundo semestre, para continuar examinando os avanços na agenda bilateral.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet